CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

Existe uma idade mínima para aprender robótica?

Entenda os benefícios do aprendizado ainda na infância

postado 06 de nov de 2018

Aprender robótica é considerado uma tarefa desafiadora. Normalmente, essa área é associada a profissionais jovens e empreendedores, sempre antenados em todas as novidades do mundo on-line. Mas afinal, será que é possível aprender e programar softwares em outras idades?

Robótica: conhecimento para todos

A WWDC 2017, conferência organizada pela Apple nos Estados Unidos, é considerada o evento oficial para os desenvolvedores de todo o mundo. Nessa edição, além dos novos gadgets apresentados ao mercado, o destaque foi também para os profissionais que causavam curiosidade por sua idade.

O sul-coreano Yuma, de 10 anos, já apresentava cinco aplicativos na Apple Store e desenvolvia projetos de programação havia quatro anos. Além do pequeno, o evento contou com a presença de Masako Wakamiya, sua programadora mais experiente. A japonesa de 80 anos lançava seu primeiro aplicativo após os estudos de programação iniciados já aposentada, aos 60 anos. Um contraste interessante de gerações, não é mesmo?

O ensino da robótica

Cada vez mais, os pequenos desenvolvem um contato extremamente natural e orgânico com os mais variados dispositivos e serviços digitais. No entanto, é perceptível o consenso de que as novas gerações não devem apenas consumir a tecnologia - elas devem aprender a utilizá-la em sua totalidade.

Muitas escolas de ensino regular adotaram a ideia e vêm inserindo o ensino da programação em seus currículos pedagógicos. Em conjunto, há uma grande gama de escolas especializadas no ensino deste conhecimento, oferecendo cursos livres com programas pensados para o desenvolvimento extracurricular dos pequenos.

Mas afinal, qual a idade certa para aprender robótica?

A infância é considerada uma das melhores idades para aprender. Além da maior facilidade para reter informações, os pequenos não demonstram medo de arriscar, usar sua criatividade e testar novas soluções.

Portanto, o ensino de robótica pode ser extremamente promissor nessa etapa da vida. O ideal é que para começar os estudos, a criança possua uma capacidade mínima de desenvolvimento cognitivo, sendo capaz de entender as estruturas lógicas que originam os códigos. Vale ressaltar ainda que nada impede que os pequenos tenham contato com a programação através de atividades lúdicas e direcionadas à sua idade.

Softwares para o aprendizado

O software Scratch, desenvolvido pelo MIT Media Lab, propõe atividades ligadas a programação de uma maneira divertida e permite que as crianças entrem em contato com conceitos base da robótica. O mesmo é possível com o software Blocky, da Google, uma biblioteca de JavaScript que permite a programação de blocos visuais e editores.

(Divulgação/ Google Developers)

Vale ressaltar que, ainda na infância, os pequenos apresentam dificuldade para compreender e aplicar valores numéricos. Essa abordagem proporciona, portanto, oportunidade para experimentação, criando conexões e facilitando o aprendizado, uma vez que é possível perceber e entender o verdadeiro efeito dos códigos.

Benefícios da robótica na infância

De maneira ampla, a robótica proporciona o desenvolvimento do raciocínio lógico, incentivando o desempenho intelectual e cognitivo das crianças por meio da aprendizagem dos códigos de programação. Com o desafio de criar um robô desde o seu projeto, as aulas instigam a criatividade com atividades divertidas. Os desafios, parte natural do processo, dão origem a situações nas quais se deve buscar soluções para resolver problemas e contratempos.

Além do estímulo para a concentração e persistência, a robótica ainda proporciona um maior senso de organização e exercita as habilidades necessárias para trabalhar em grupo. Há também uma melhora perceptível nas matérias escolares, como matemática, física e ciências, por exemplo, devido à familiarização com números de maneira lúdica. Os conhecimentos de inglês, português e história também são outro ponto interessante, uma vez que essa aprendizagem incentiva o desenvolvimento de um raciocínio coeso e pontual.

Aproveite e descubra mais sobre o que seu filho aprende em um curso de robótica. Com tantos benefícios, essa é uma oportunidade incrível para qualquer etapa da vida. Conheça o novo curso de robótica da People e desafie-se!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu