CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

7 maneiras como a robótica pode mudar o mundo

Curioso para saber como pode ser o nosso futuro? Confira!

postado 01 de nov de 2018

É inegável que as pessoas estão cada vez mais dependentes da tecnologia. Os filmes mostram uma perspectiva futurista totalmente conectada, e a imaginação não deixa de lado a possibilidade de coisas extraordinárias acontecerem. Apesar de ainda parecer distante, já existem algumas ferramentas que se mostram muito promissoras, capazes até de revolucionar a perspectiva que temos em diferentes setores. Confira algumas formas como a robótica pode mudar o futuro:

Carros autônomos

Já não é difícil imaginar um futuro em que não precisaremos nos preocupar com a direção dos carros. Já existem alguns modelos que possuem a opção de estacionar sozinho, mas em alguns anos, a ideia é que o automóvel seja capaz de dirigir totalmente independente do auxílio humano. Os fabricantes já estão com projetos para os carros autônomos, ou seja, o futuro de carros que andam sozinhos já não está mais tão distante. A popularização desse tipo de tecnologia pode não só facilitar o trabalho humano, mas também diminuir a ocorrência de acidentes no trânsito.

Robôs médicos

Não é nenhum segredo que que a medicina é uma ciência que está em constante avanço. A cada dia que passa, novas descobertas são feitas para revolucionar o modo como os humanos precisam lidar com a saúde. Já existem inúmeros testes de robôs e ferramentas eletrônicas que podem contribuir para o avanço da medicina. Algumas cirurgias já são realizadas por “robôs médicos”. A grande vantagem dessa tecnologia é a precisão técnica e a possibilidade de cirurgias menos invasivas.

Impressoras 3D

A chegada das impressoras 3D revolucionou o mundo da impressão. Apesar de ainda possuir um alto valor de investimento, já existem alguns projetos, como o de construção de casas, em andamento por meio desse tipo de tecnologia. É possível que o aumento da população, a preocupação com o desenvolvimento sustentável e a necessidade de processos rápidos impulsionem o uso das impressoras 3D. Será viável construir diferentes estruturas sem sujeira, sem bagunça e, o melhor de tudo: de forma prática e rápida.

Assistente pessoal

Os assistentes pessoais, que ganharam peso por meio dos smartphones, já estão começando a chegar na casa das pessoas como parte essencial do dia a dia. A facilidade de apenas com um comando de voz as coisas se realizarem sozinhas é um passo enorme para a tecnologia. Apesar de parecer “coisa de preguiçoso”, esse tipo de tecnologia permite que as pessoas tenham maior agilidade para realizar diversas atividades ao mesmo tempo, aspecto essencial para o mundo globalizado.

Nanotecnologia

A nanotecnologia é considerada a tecnologia que atua em tamanhos microscópicos, como um átomo. Esse ramo tem ganho muitas apostas para setores como o farmacêutico, em que será possível potencializar o efeito dos remédios através dos nanorrobôs. Através dessa ferramenta, os remédios seriam capaz de atingir apenas a área que precisa de cuidado, diminuindo os efeitos colaterais no organismo. Uma forma de nanotecnologia muito utilizada na atualidade são os microprocessadores, que permitem equipamentos cada vez menores e mais funcionais.  

Inteligência artificial

Os filmes sobre robôs inteligentes que se misturam entre os humanos pode não ser tão ficção assim. A combinação da robótica com softwares e uma base de dados poderá revolucionar diferentes setores da vida como conhecemos hoje. A inteligência artificial poderia ajudar a potencializar a capacidade de produção e até mesmo criativa por meio de seus algoritmos. É capaz que no futuro diversas posições de trabalho atuais sejam substituídas pela inteligência artificial.

Drones

Os drones tornaram-se febre nos últimos anos, e a tendência é que isso só aumente. Há propostas para que os drones tornem-se os motoboys do futuro. Além de facilitar o dia a dia das pessoas, é também uma proposta que visa a diminuição dos gases de efeito estufa devido ao menor consumo dos automóveis.

A robótica aos poucos mostra o quanto seu avanço pode influenciar e melhorar as relações humanas entre si e com o mundo. Mesmo que pareça algo extremamente distante de acontecer, é possível que em alguns anos o mundo tecnológico passe por transformações inovadoras.

Gostou desse conteúdo? Veja outros posts que podem te interessar:

8 profissões para seguir no ramo de tecnologia

5 vezes que a tecnologia de robótica nos surpreendeu

Os materiais essenciais para aprender robótica

Venha para a People!

Quer já estar preparado para o mercado de trabalho do futuro? Conheça os cursos da People e destaque-se!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu