6 projetos de robótica para você se inspirar

A sociedade está cada vez mais ligada às inovações tecnológicas em sua rotina, seja nos carros, seja nos celulares ou nas casas. Nos filmes, mundos futuristas são retratados, e isso parece muito distante da nossa realidade, né? Mas muitos projetos robóticos apresentados em vários países já têm perspectiva de ajudar diversos setores, como o automotivo, a agricultura e a medicina. 

Ter conhecimento em robótica e programação desde cedo é importante para acompanhar o futuro do mercado de trabalho, além de desenvolver habilidades ligadas à criatividade, ao trabalho em equipe e à soluções de problemas. Ficou curioso para saber o que está rolando nesse universo? Veja alguns projetos já criados para te inspirar: 

1- Entrega de pizza em carro autônomo

A rede de pizzaria Domino’s já é famosa por usar a tecnologia em seus restaurantes, e agora, em parceria com uma startup comandada por ex-funcionários do Google, entregará as pizzas de um restaurante do Texas com veículos autônomos desenvolvidos pela startup. A empresa deve começar o teste no fim deste ano, e o projeto pode ser estendido devido à escassez de mão de obra.

2- Fast-food automatizado

O empresáriogaúcho Fábio Rezler desenvolveu o projeto Bionicook: uma cozinha inteligente com equipamentos totalmente automatizados, que produz 14 opções de lanches, 21 bebidas e seis sobremesas sem nenhum cozinheiro!As máquinas também fazem todo o processo do pedido à entrega, em apenas dois minutos e meio. 

3- Abelha robotizada

Cientistas da Universidade Harvard criaram abelhas robôs, nomeadas de RoboBees, como uma das soluções para ajudar na polinização, uma preocupação futura devido à extinção das abelhas. Com asas, tamanho e peso dos insetos, até a forma como intercalam os voos com pousos para descansar é semelhante às abelhas reais. Esses robozinhos ainda poderão ter outras funções, como coleta de dados científicos, segurança e até buscar por pessoas desaparecidas.

4- STAR, o robô que faz cirurgias

Desenvolvido por uma instituição especializada em medicina infantil nos Estados Unidos,o robô STAR (Smart Tissue Autonomous Robot) tem a função de realizar diversos procedimentos cirúrgicos, até mesmo os mais delicados, como nos tecidos moles. Ele é capaz de analisar a situação e escolher a técnica para aquela operação, registrada em seu banco de dados. Feito isso, um braço mecânico com um sensor mede tensão e a força para realizar cortes e suturas com precisão.

5- Pato robô

O engenheiro da Nissan Tetsuya Nakamura desenvolveu um pato robô que auxilia no cultivo de arroz no norte do Japão. O formato é parecido com o dos já famosos robôs aspiradores, mas na agricultura japonesa, o pato tem a função de movimentar a água dos arrozais para evitar insetos e ervas daninhas. É uma alternativa acessível para os agricultores, já que falta mão de obra no Japão, além de evitar o uso de pesticidas e funcionar com energia solar.

6- Gatos robóticos para idosos

A fabricante de brinquedos Hasbro criou um linha de robôs de companhia com pets como gatos e outros que ainda serão desenvolvidos. Os bichinhos robotizados simulam a aparência e os comportamentos reais para trazer a interação e boa sensação de ter um animal de estimação, mas sem ter trabalhos como limpeza e cuidados com a saúde. É uma opção interessante para pessoas que não têm muito tempo de cuidar de um pet ou são alérgicas, mas desejam a companhia. 

Se você ficou inspirado e com vontade de colocar a mão na massa para realizar projetos como esses, faça os cursos da People para se aprimorar nas áreas de robótica e programação. É importante aprender as linguagens e técnicas da computação, e entender o mundo da tecnologia para fazer projetos que também inspirem outras pessoas a ter um futuro brilhante!

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!