Como ensinar programação aos adolescentes?

A programação de computadores é uma área que cresceu muito nos últimos tempos, tudo graças ao desenvolvimento das próprias tecnologias junto de uma demanda cada vez maior por aplicativos, sites e programas, por exemplo. Assim, muitos adolescentes que gostam do assunto já pensam em dar os primeiros passos nos estudos, e é justamente disso que tratamos aqui, dando dicas de como ensinar programação para os jovens! 

Ensinar o que é programação

O primeiro passo para introduzir os adolescentes no estudo da programação é ensinar de fato para que servem esses conhecimentos! Muitos jovens podem ter uma noção básica do uso dos códigos de computador, mas é preciso, ainda assim, reforçar a usabilidade do aprendizado para a produção de sites, jogos, aplicativos e outras tantas tecnologias. 

Uso de ferramentas lúdicas 

O ensino para os adolescentes não precisa ter um nível profundo de teorias explicadas por livros acadêmicos. Para tal, é possível utilizar métodos mais visuais, como o Scratch, plataforma em que você controla as ações de um personagem animado por meio de comandos de programação, como “ande para frente” ou “gire em 260°”.

Desenvolvimento de outras habilidades

Ao mesmo tempo em que desenvolvem o conhecimento técnico sobre programação, os alunos também aprimoram uma série de habilidades importantes para aprenderem a programar, como criatividade, organização e trabalho em equipe. 

Desenvolvimento de projetos

É fundamental que os adolescentes botem a mão na massa e apliquem os conhecimentos do curso em situações do dia a dia comuns na profissão. A proposta STEAM (acrônimo em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e tecnologia) ajuda os professores a formular aulas baseada na organização de equipes para desenvolver projetos com caráter de exercício para as aulas, já que motiva os alunos a se engajarem, trabalhar em equipe e aprender de maneira prática. Aqui na People, esse conceito é aplicado na Trilha Code, curso de programação que prepara as crianças e os adolescentes para o futuro das profissões. 

Incentive a curiosidade

Os jovens são, por essência, pessoas mais curiosas que indivíduos de outras idades. Toda essa curiosidade pode ser muito bem utilizada para o aprendizado. O interessante é incentivar os estudos e a busca por conhecimento constantemente. Com muita prática, o adolescente consegue atingir um bom nível de familiarização com a programação e entrar na área. 

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Aproveite e conheça os nossos cursos de programação e esteja à frente das inovações no futuro!