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Como se tornar um designer de games?

Aprenda mais sobre a profissão!

postado 19 de jun de 2019

Para os fãs de videogames que passam horas e horas jogando seus títulos preferidos, trabalhar com a produção de jogos seria um sonho, né? Mas acredite, é possível! A profissão de designer de games é muito importante para a indústria e está em expansão, cada vez mais contratando novos profissionais. Quer entender mais sobre a área? Então confira!

O que faz o designer de games?

No mundo dos games, a área de design é responsável por elaborar todo o esqueleto do produto, o que envolve a produção da interface, da proposta de interatividade e do enredo. É nessa parte que os profissionais escrevem o roteiro, desenham os personagens e os cenários, e definem os comandos e caminhos utilizados para passar a experiência pretendida ao jogador.

As funções realizadas por cada profissional dependem muito da própria lógica de produção do game. Ao tratar de projetos com grande orçamento, encontramos equipes mais diversas, que podem se dividir em profissões como:

Redator: escreve a história do jogo, definindo o plot principal e roteirizando todos os caminhos possíveis a serem seguidos pelo jogador. O objetivo é promover a interatividade ao mesmo tempo em que o roteiro se mantém coerente à proposta do jogo.

Designer de personagem e de cenários: o profissional fica encarregado de desenhar as “cenas” do jogo. É preciso pensar em todos os elementos gráficos, como construção de cenários e produção dos personagens.

Designer de ambientação: é responsável por propor alternativas para melhorar a interatividade do jogo e deixar a experiência mais agradável para o usuário.

Designer sonoro: também é importante cuidar dos efeitos sonoros do jogo, tanto os sons de objetos e movimentos, quanto a trilha musical para ambientar o jogador naquele universo.

O que estudar?

Agora que você conhece o trabalho de um designer de games, é preciso também entender o que é preciso estudar para se tornar profissional.

Design

É fundamental aprender os fundamentos básicos do design, como a utilização das cores e dos formatos de imagem para a criação de sentidos por meio das mais variadas plataformas. Estude também história da arte, para conhecer os principais estilos e formar um repertório variado.

Design de games

Com um conhecimento mais apurado de design no geral, é possível aprofundar-se nas características principais para a produção de games. Aprenda bastante sobre as teorias envolvidas na concepção e no desenho de personagens e cenários, além do estudo de técnicas para promover uma interatividade maior ao jogador.

Softwares de edição

A edição de imagens e a produção de animações gráficas 2D e 3D fazem parte do trabalho corriqueiro do designer. Por isso, é essencial aprender a utilizar de maneira profissional softwares populares no mercado, como o Unity e o Blender 3D.

Storytelling

Um game não é focado apenas na jogabilidade, mas também na narrativa. É possível encontrar jogos com roteiros profundos que se aproximam de um filme. Para tal, é fundamental aprender a escrever bem, de maneira que te ajude a pensar nas cenas e nos caminhos possíveis para os personagens ao longo da caminhada.

Programação

Aprender a programar pode te ajudar muito na concepção do jogo. Você consegue ter uma visão bem mais ampla do processo e, se for preciso, realizá-la em seus projetos! Portanto, estude as principais linguagens utilizadas no mercado dos games.

Como funciona o mercado?

A indústria dos games tem apresentado um intenso crescimento nos últimos anos, atingindo patamares equivalentes aos de outras gigantes do entretenimento, como o mercado do cinema! Nesse sentido, o profissional pode trabalhar com o desenvolvimento de jogos para produtores independentes ou fazer parte de equipes dentro das líderes do setor, como a Ubisoft ou a EA.

Há oportunidades de emprego em outros mercados, como o da publicidade, produzindo jogos e aplicativos para campanhas de marketing, por exemplo. Além disso, há outras opções, como trabalhar dentro de empresas para o desenvolvimento de produtos de endomarketing.

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