Meu filho quer ser youtuber. O que fazer?

Se há alguns anos a televisão dominava boa parte da rotina de entretenimento dos jovens, hoje em dia, quem faz o mesmo efeito é o YouTube! Nos últimos tempos, a plataforma cresceu muito e se tornou um importante meio para se informar e se entreter.

Naturalmente, a profissão de youtuber também ganhou proporção, já que os mais novos querem seguir o ofício daquelas pessoas de que eles gostam. Os pais, por não conhecerem muita coisa desse mundo, acabam estranhando quando o filho diz que deseja se tornar um criador de vídeos! Para te ajudar, nós separamos algumas dicas para lidar melhor com isso. Confira!

Entenda que o YouTube faz parte da vida dele

Em primeiro lugar, é válido entender que toda geração possui suas próprias características. Por mais que os pais possam estar desconectados com o mundo do YouTube, precisam compreender a força que a plataforma tem nos dias atuais. Graças a isso, é normal que os jovens queiram ir por esse caminho e enxerguem o site como um meio de trabalho. Cabe a você visualizar que não é uma “modinha”, mas sim uma parte importante da vida deles.

Conheça melhor o YouTube

Procure entender o que o seu filho gosta de acessar no YouTube. Caso você já conheça e também utilize o site, essa parte ficará mais fácil. Converse com ele sobre os canais preferidos do jovem, assistindo-os para entender a linguagem dos youtubers, bem como os estilos e os temas retratados nos vídeos. Além de te ajudar a se informar melhor sobre a plataforma, você ainda consegue saber o que seu filho anda vendo pela internet.

Dê o apoio necessário

Se a criança for muito nova, pode ser que você precise intervir e julgar se realmente é viável deixar que ela se exponha na internet já tão pequena assim. Porém, para os adolescentes, é mais tranquilo dar a permissão. Nesses casos, é importante que você não assuma uma postura proibitiva e ganhe a confiança do seu filho, demonstrando apoio e suporte às ideias dele.

Comece em casa

Proponha ao seu filho que, antes de postar diretamente na internet, ele produza os primeiros conteúdos apenas para a família, principalmente quando se tratam dos mais jovens. Com isso, é possível ganhar experiência na produção e ver se é realmente isso que ele quer, e não está fazendo apenas por uma vontade repentina.

Oriente-o sobre a segurança

Converse com o seu filho sobre todas as responsabilidades envolvidas na produção de conteúdo para a internet. Oriente-o também sobre questão de segurança na exposição nos vídeos, evitando sempre mostrar coisas como endereço da família, números de cartões e outras informações pessoais.

Participe das produções

Você pode ajudar o seu filho com o canal e transformar as produções em um momento em família! Façam reuniões de pauta e tenham ideias em conjunto para os temas do vídeo, escrevendo o roteiro juntos. Se você tiver mais conhecimentos em computação, pode ajudar a editar os vídeos. Assim, todos os conteúdos passarão por você, o que te dará um controle maior sobre o que eles estão fazendo.

Acompanhe tudo de perto

Por mais que você não participe da produção - fazendo o roteiro, gravando ou editando - é importante estar sempre de olho no que o seu filho está publicando na internet. Se você ganhar a confiança dele demonstrando apoio, ficará mais fácil para supervisionar o conteúdo e dar suas opiniões sobre o que deve ser postado ou não.

Para ajudar seu filho a entrar na carreira de youtuber, a People conta com alguns cursos. Conheça:

Curso de web designer

Curso de editor de vídeos