Tecnologias vestíveis – conheça um pouco mais sobre o assunto

Você já está todo acostumado com as funcionalidades do seu smartphone: navegar na internet, fazer contas, ouvir música, tirar fotos, acompanhar sua agenda, armazenar seus arquivos, verificar seus e-mails, se localizar por meio do GPS e, claro, fazer ligações. Mas a novidade no mundo tecnológico já está um patamar acima com os wearable devices, aparelhos que prometem trazer ainda mais praticidade para a vida de quem curte estar sempre conectado.

O que são as wearable technologies?

Elas nada mais são que “tecnologias vestíveis”, em tradução literal. Apesar do nome ser um tanto estranho, é justamente o que ela faz: são aparelhos de alta tecnologia, que se conectam a outros dispositivos por meio da internet e bluetooth, desempenhando as mais diversas funções.  O diferencial é que você pode usar estes aparelhos no próprio corpo e levá-los para onde quiser.

Como tudo começou?

Algumas teorias dizem que o início dos protótipos vestíveis começaram há muito tempo, perto da década de 60, quando alguns gananciosos começaram a construir dispositivos para enganar os cassinos de Las Vegas e lucrar muito com isso. Um motivo não muito honesto, não é? Mas com o passar do tempo, a descoberta de novas tecnologias e a corrida pela invenção de aparelhos cada vez mais completos e menores fez com que as portas para esta inovação se abrissem completamente.

Que dispositivos existem hoje no mercado?

Para chamar a atenção dos consumidores, as empresas de tecnologia estão na busca constante por inovações e aparelhos que consigam atender às demandas de vários segmentos da sociedade ao mesmo tempo. Um dos principais desafios é unir gerações por um mesmo propósito: deixar a vida bem mais fácil. Veja alguns aparelhos que já estão disponíveis para venda e outros que ainda vão ser lançados no futuro:

Óculos

O Google foi a empresa precursora que quis mostrar que as tecnologias vestíveis poderiam ser economicamente acessíveis ao bolso de quem é fascinado por novidades. Foi então que surgiu o protótipo do Google Glass, um par de óculos de realidade aumentada que tem uma tela na lateral da lente direita, permitindo que a pessoa que o usar acesse as redes sociais, faça fotos e vídeos, e utilize outros recursos como conferir a previsão do tempo ou usar o GPS. Porém, as vendas do protótipo não alcançaram os números esperados, pelo preço exorbitante e a quantidade de bugs no dispositivo.

Em meio a tudo isso, surgiram também os chamados óculos VR (de virtual reality) e, também com preços mais salgados que o esperado, não conquistaram de primeira o segmento que esperavam. No entanto, outros tipos de óculos virtuais entraram no mercado e ofereceram preços bem mais acessíveis. Apesar desta primeira geração não ser considerada a melhor, o segmento promete abranger ainda mais as funcionalidades dos óculos e emplacar de vez essa tecnologia no cotidiano das pessoas.

Relógios e pulseiras

Diferentemente dos óculos virtuais, os relógios e pulseiras inteligentestiveram uma aceitação um pouco maior do público. Os smartwatches se conectam com o seu celular via bluetooth e são usados para notificar chamadas, e-mails e mensagens, e você ainda pode conferir suas redes sociais. No entanto, você ainda precisa estar com seu celular por perto para que ele funcione corretamente. As principais marcas do mercado já têm seus modelos de smartwatches disponíveis para quem quiser começar a vestir o futuro.

Já as smartbands são utilizadas para quem busca se manter conectado com a saúde: por meio de serviços como informe de batimentos cardíacos, avaliação do sono, contador de passos, controle de calorias, plano de treino, entre outras funcionalidades, estas pulseiras são as melhores opções para quem quer começar uma rotina fitness acompanhada da tecnologia wearable.

Roupas

Com tecidos inteligentes e chips que funcionam como os relógios e pulseiras, as roupas desenvolvidas com a tecnologia wearable também estão no mercado. Camisetas com sensores inteligentes que monitoram seus batimentos cardíacos, sua respiração, movimentos e até distância percorrida estão no topo da lista das smartclothes. Além das voltadas para os esportes, diversos outros produtos com tecidos inteligentes que facilitam a limpeza e preservação também estão em desenvolvimento.

De todo jeito, a tecnologia wearable já é uma realidade e tende a transformar a maneira como utilizamos dispositivos conectados entre si. Prova disso é como a Internet das Coisas vem sendo cada vez mais desenvolvida ao longo dos anos. Gosta de tecnologia e quer saber mais sobre as novas tendências do mercado? Então não perca os posts do blog da People e fique sempre atualizado!

Venha para a People!

Torne-se um profissional completo! Não perca tempo e conheça agora os cursos da People. Estamos esperando por você!