5 habilidades essenciais para trabalhar com web design

Quem pensa que web design é apenas “cuidar do visual” de um site, blog ou qualquer outra plataforma hospedada na Internet, está enganado. Essa profissão exige um olhar analítico sobre uma série de elementos, como cores, contrastes, experiência do usuário, entre outros.

As habilidades de um web designer são muitas e devem ser aprimoradas constantemente para que o profissional se torne competitivo no mercado, se destaque da concorrência e tenha um portfolio atrativo para a captação de clientes. Curioso para saber quais características um web designer deve ter? Confira as dicas que a People traz para você:

Primeiro, você sabe o que é web design?

Web design é todo tipo de projeto gráfico ligado ao mundo da Internet. Podemos pensar em criação de sites, blogs, conteúdos gráficos, plataformas interativas, hot sites, entre outros. Profissionais mais avançados, com conhecimentos de programação, podem desenvolver aplicativos, portais com banco de dados, páginas de captura, etc.

Mas quais são as habilidades que um web designer deve ter?

Softwares de edição

Todo bom web designer deve ter conhecimentos dos softwares gráficos mais utilizados para desenvolver um bom trabalho: Photoshop, Illustrator e Corel Draw são o pacote básico. Você pode também avançar seus conhecimentos e trabalhar com programas de edição em 3D, como Blender, AutoCad e Flash, aumentando suas chances de empregabilidade.

User experience

O dever de todo web designer é proporcionar uma excelente experiência ao usuário. Prezar pela navegabilidade do site, a disposição das informações, o uso de cores, imagens, vídeos, a arquitetura da informação como um todo é fundamental para que os visitantes tenham uma percepção positiva da marca e se engajem com a empresa ou pessoa em questão, querendo voltar a se relacionar por meio das ferramentas de comunicação disponíveis.

Criatividade e inovação

A profissão de web designer também exige que desenvolva constantemente a criatividade e inovação, buscando soluções “fora da caixa”. Sabe quando você entra em um site ou blog que é simplesmente sensacional? O trabalho do web designer foi bem feito. Estimular a criatividade e inovação é fruto de observação, de exercitar o cérebro para coisas novas.

Organização

Independentemente de você trabalhar em uma empresa ou como freelancer, a organização é fundamental para entregar todos os projetos previstos dentro dos prazos. O ideal é sempre ter um objetivo em mente e colocar metas até que você tenha finalizado seu projeto.

Programação

Lembra-se que no começo do nosso post falamos que web designers mais avançados trabalham com programação? Então se você quer se juntar a esse grupo, comece a aprender HTML5, Java e CSS, entre outras linguagens que são usadas para criar sites e bancos de dados. A People tem o curso de Web Developer, com módulos sobre esses softwares.

Seja um aluno People!

Para que você se torne um profissional completo dentro da área de design, venha conhecer os cursos de Web Designer, Web Designer Expert e Web Designer Especilist. Não perca tempo! Venha para a People e conquiste o mercado de trabalho!