Heurísticas de Nielsen: quais são e como elas influenciam a usabilidade?

Você já ouviu falar sobre as heurísticas de Nielsen? Elas formam importantes postulados para o universo do UX e UI Design, e conhecê-las pode ajudar você a melhorar os testes das suas plataformas digitais e refinar o produto final. Neste post, nós te explicamos um pouco sobre o assunto. Acompanhe! 

Quais são as heurísticas de Nielsen?

Pensar nos pilares do UI e UX Design é essencial para não desenvolver uma plataforma que é só tecnicamente bem feita e esteticamente interessante, mas também capaz de agradar - e muito - o usuário. Sendo assim, é fundamental que uma interface digital permita a realização de todas as tarefas propostas de maneira simples e direta, sem frustrações ou a necessidade de recorrer a um “manual de instruções”.

Pensando nisso, o cientista da computação Jakob Nielsen, ao lado de Rolf Molich, desenvolveu dez heurísticas que são postulados muito respeitados sobre o design de interfaces digitais. Com o objetivo de garantir uma boa experiência ao usuário, o trabalho se transformou em um guia muito usado para a produção e o teste de plataformas digitais consistentes. Confira abaixo quais são as dez heurísticas de Nielsen:

  1. Visibilidade do estado do sistema;
  2. Equivalência entre o sistema e o mundo real;
  3. Liberdade e controle do usuário;
  4. Consistência e padrões;
  5. Prevenção de erros;
  6. Reconhecer ao invés de relembrar;
  7. Flexibilidade e eficiência de uso;
  8. Estética e design minimalista;
  9. Ajude o usuário a reconhecer, diagnosticar e recuperar-se de erros;
  10. Ajuda e documentação.

Como as heurísticas influenciam a usabilidade? 

Quando nós pensamos sobre o design de interfaces, é natural focar a atenção primeiramente em aspectos estéticos, como layout e marca. Contudo, é importante ter em mente que essas características não envolvem a totalidade do processo de design de um novo produto. Durante o desenvolvimento de uma interface digital, é fundamental levar em consideração todos os aspectos relacionados à interação entre nós - seres humanos - e a máquina. 

Dessa maneira, o desenvolvimento técnico de uma aplicação deve caminhar lado a lado com o projeto gráfico e também com a produção de conteúdo. Nos projetos em que essa parceria não ocorre desde a prototipagem, é comum que o produto tenha uma usabilidade ruim, e consequentemente não seja bem recebido pelos usuários ou apresente problemas graves em sua estrutura.

Nesse sentido, aplicar a heurísticas de Nielsen durante e após o desenvolvimento de uma aplicação pode ser um diferencial para o projeto, ajudando a destacá-lo diante do mercado. Esses dez atributos também permitem a avaliação e o teste de usabilidade de uma nova plataforma. 

Ao conduzir uma boa análise heurística, é possível direcionar os testes com os usuários para identificar e solucionar problemas, documentando todos os pontos que devem ser aperfeiçoados. Assim, garante-se de forma mais palpável que a nova plataforma terá um bom desenho de interface, navegabilidade apropriada e proporcionará boa interação e experiência ao usuário. 

Ampliar os seus conhecimentos no universo do UX e UI Design é essencial para produzir projetos com qualidade cada vez mais alta, proporcionando ótimas experiências ao seus usuários e se destacando no segmento tech! Se você curtiu esse texto, aproveite a visita ao nosso blog e confira também algumas dicas sobre como usar flat design nos seus projetos.

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