CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

Erros e acertos ao fazer um currículo

Erros e acertos ao fazer um currículo

Saiba o que colocar ou não em seu currículo para causar uma boa impressão.

postado 28 de mar de 2017

Saber o que deve ou não constar no seu currículo é essencial para conquistar o recrutador no primeiro momento e despertar o interesse dele em saber mais sobre você. A People já deu dicas aqui sobre expressões negativas e positivas para inserir no seu currículo e agora ajuda você a definir quais os erros e os acertos que podem ser cometidos.

Os erros

Muita ou pouca informação

O currículo é um resumo de sua carreira profissional, mas não deve ser confundido com um livro sobre sua vida. Informações em excesso tiram a atenção do que realmente importa, além de tornar a leitura desinteressante para o recrutador.

Foque naquilo que é realmente relevante para aquela vaga. Tome cuidado para não se expor: dados como documentos devem ser passados ao empregador somente quando você for contratado. Evite ser inconveniente também: aquele e-mail engraçadinho que você criou ao começar a usar a internet não deve ser colocado como contato. Opte por algum mais profissional, que tenha apenas seu nome.

Para não ter erros, é preciso encontrar um meio termo. Ignorar informações importantes pode ser um pecado ainda maior, já que o currículo é sua porta de entrada para uma vaga e, se ele não apresentar você bem, o recrutador não saberá suas competências.

Erros de português

Independente da sua área de atuação, entregar um currículo com erros de português ou de digitação pode acabar com suas chances. Por isso, revise o conteúdo antes de enviá-lo. Se tiver dúvidas sobre como escrever algo, busque em fontes confiáveis qual a forma correta, não confie apenas no corretor ortográfico dos programas. Lembre-se também que ele é um documento profissional, então deve seguir uma linguagem adequada, sem gírias ou termos inapropriados. Esse tipo de erro demonstra desatenção e desleixo, e isso reflete diretamente na sua imagem como profissional.

Mentiras

Embora o recrutador talvez não descubra no primeiro momento a mentirinha que você colocou em seu currículo, ela poderá acabar com sua oportunidade em uma entrevista pessoal. Aumentar suas qualificações colocando um domínio maior que o real ou inventando capacitações que você não possui pode fazer você passar vergonha ao ser testado. Cuidado também ao colocar as datas de permanência em outros trabalhos. Mesmo que não seja intencional, pode parecer uma mentira e pode ser desmentida pela sua carteira de trabalho.

Os acertos

Informações claras e objetivas

O recrutador, em geral, não tem muito tempo para se dedicar à leitura dos currículos, principalmente quando recebe um número muito grande. Ele precisa encontrar a informação que procura de forma rápida e entendê-la facilmente.

Ou seja, quanto mais claro e objetivo estiverem seus dados, mais chances do seu currículo atrair a atenção de quem está lendo. Deixe sempre nas primeiras posições as últimas atualizações, como últimos cursos e empresas em que trabalhou. Isso é mais relevante que a escola em que você cursou na infância, por exemplo, e por isso deve aparecer antes.

Bons resultados

Você recebeu reconhecimento ou participou de algum concurso e ficou em uma boa colocação? Além de mostrar um bom desempenho e engajamento, dados como esse podem dar destaque ao seu currículo em relação aos outros candidatos com qualificações acadêmicas e profissionais como as suas.

Outras informações complementares que podem ser diferenciais são participações em projetos sociais e voluntários. Embora não necessariamente tenham ligação com seu trabalho, esse tipo de conteúdo apresenta um pouco dos seus interesses e personalidade.

Layout criativo

Acertar ao fazer um currículo bonito, que consiga fugir do padrão básico sem ser exagerado é uma tarefa difícil, mas não impossível. Um currículo que chama a atenção sem excessos vale a pena, pois pode fazer você sair na frente de seus concorrentes. Busque inserir características que representem sua personalidade e a área em que atua.

Sabendo o que pesa a favor e contra você na hora da elaboração do currículo, suas chances de conseguir o emprego dos sonhos aumentam.

Venha para a People!

Tenha uma qualificação da People no seu currículo e esteja preparado para alcançar o seu sucesso no mercado de trabalho. Conheça os cursos que a People pode oferecer!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
©People. Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
©People. Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning