CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

BLOG

Perguntas para fazer em uma entrevista de emprego

Perguntas para fazer em uma entrevista de emprego

Veja agora algumas perguntas para fazer na entrevista de emprego para aumentar suas chances de aprovação!

postado 05 de set de 2016

Aqueles que já passaram por uma entrevista de emprego sempre falam do quanto é importante causar uma boa primeira impressão ao entrevistador, como não demonstrar nervosismo, vestir-se adequadamente, preparar-se previamente para as perguntas, informar-se sobre a empresa e o cargo e nunca chegar atrasado. Porém, existe outro método menos conhecido: fazer perguntas.

Além de demonstrar curiosidade e interesse na vaga, fazer perguntas ao recrutador é uma das qualidades que as empresas buscam nos candidatos, já que demonstra um profissional que busca compreender a empresa e está sempre atento aos novos desafios. Veja agora algumas perguntas que a People separou para você aumentar suas chances de aprovação:

Quais são os objetivos da empresa dentro do mercado hoje?

Uma das primeiras perguntas para fazer numa entrevista de emprego, de preferência na primeira oportunidade. Ela demonstra, antes de mais nada, que o entrevistado tem uma visão mais ampla da área empresarial e de sua interação no mercado, não apenas um olhar voltado para suas tarefas rotineiras.

Quais são as regras de conduta nesse ambiente de trabalho?

Para ser bem sucedido em um novo ambiente, é necessário adaptar-se às regras do local. No que diz respeito às empresas, isso inclui a forma de se vestir, de falar e de se portar diante dos colegas de trabalho e dos clientes. Normalmente, essas informações são apresentadas a todos os recém-contratados, mas tê-las de antemão demonstra conhecimento sobre o funcionamento de um escritório e interesse em se adaptar a essa nova realidade.

Como funcionam os processos e a hierarquia do setor?

Se estiver na dúvida sobre o que perguntar na entrevista de emprego, pergunte pelo menos qual é o fluxo de trabalho do seu setor; quem executa quais funções; a quem deve se reportar; quem é o segundo, terceiro ou quarto no comando e quem procurar em uma emergência. Essas perguntas são mais adequadas para serem feitas ao seu gestor direto, mas não devem ser esquecidas. Um candidato que demonstre interesse em conhecer suas tarefas — e a melhor forma de executá-las — é melhor que alguém que fique sentado apenas esperando ordens.

Qual exatamente é a importância desta função dentro da empresa?

Outra pergunta muito importante e que demonstra visão ampliada diante do mundo empresarial. Saber como uma determinada função afeta o produto que será enviado ao cliente final facilita a tomada de decisões no dia a dia, além de deixar bem claro que certas tarefas não podem ser adiadas ou remanejadas.

Procure evitar

Não pergunte sobre benefícios extras, férias, dias de folga nem similares, a menos que haja um motivo sério para isso. Falar sobre não ir trabalhar antes de conseguir um emprego não é uma boa ideia. T

Também é importante evitar perguntas muito óbvias ou vazias. Isso apenas confirma que você não se informou direito sobre a empresa. Tenha pelo menos uma noção do que a companhia faz e, caso seja necessário fazer perguntas nessa linha, peça sempre alguma informação a mais para complementar. Se possível, converse com outros colaboradores da empresa antes de entrar, desde que não seja invasivo. Recepcionistas e funcionários em horário de intervalo podem oferecer alguma informação privilegiada minutos antes da entrevista.

Evite gírias, excesso de figuras de linguagem, divagações e muitos rodeios, tanto nas perguntas quanto nas respostas. Isso pode indicar que você tem dificuldade para estruturar pensamentos ou que não tem as informações necessárias.

Seu currículo está no alvo?

Responda ao quiz Currículo no Alvo da People e descubra se você está preparado para ser um campeão no mercado de trabalho. Não perca mais tempo e venha para a People!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

©People. Todos os direitos reservados.
Av. Andrade Neves, 2538 - Campinas / SP | +55 19 3743 2000
©People. Todos os direitos reservados.
Av. Andrade Neves, 2538 - Campinas / SP | +55 19 3743 2000
©People. Todos os direitos reservados.
Av. Andrade Neves, 2538 - Campinas / SP | +55 19 3743 2000
Pearson - Always Learning