10 coisas que os jovens podem fazer para mudar o mundo

O sonho de um mundo melhor rodeia muitos ativistas e pessoas preocupadas com o futuro. O clichê de jogar lixo na lixeira não é a única maneira de contribuir para um planeta melhor. Existem inúmeras atitudes, inclusive morais, que fazem com que as relações humanas e com a natureza evoluam. Entre as diversas ações, separamos 10 que podem ser incluídas no dia a dia e que transformam muito mais do que você imagina.

Faça trabalhos voluntários

Existem diversas causas sociais que influenciam muito a visão de um mundo melhor. É possível disponibilizar um pequeno tempo para ajudar várias causas. Pode parecer simples, mas faz grande diferença para quem está sendo ajudado.

Seja ecologicamente correto

A preocupação com o meio ambiente não pode parar. Por mais que estejam surgindo cada vez mais soluções, não é suficiente para acompanhar o ritmo acelerado das ações que prejudicam a natureza. Adote os “4Rs” em sua vida: repensar, reutilizar, reduzir e reciclar.

Respeite

O respeito pode influenciar muito, tanto da perspectiva de quem o pratica quanto de quem o recebe. Respeitar as personalidades, culturas, gêneros e gostos é um passo inevitável para garantir um mundo decente.

Pratique a solidariedade

Não só os necessitados precisam de ajuda: ajude alguém a carregar algo pesado, abra a porta para alguém, seja um ombro amigo e pense em todas as pequenas ações cotidianas que podem pelo menos tirar um sorriso do rosto de alguém. A solidariedade torna o mundo e os dias mais leves.

Seja consciente

A consciência é uma das coisas que mais faltam na atualidade. Tanto o consumo exagerado quanto o desperdício exagerado vêm gerando diversos problemas no meio ambiente. A criação de pequenos pensamentos atribuídos ao dia a dia podem modificar muita coisa. Pensamentos influenciam atitudes, extremamente necessárias para a mudança.

Seja doador

Os baixos níveis de estoque de sangue interferem diretamente nas emergências dos hospitais e, consequentemente, na saúde pública. Mesmo que seja uma atitude simples, é capaz de salvar inúmeras vidas. Os bancos de sangue necessitam de doações constantes para manter os postos de coleta ativos e permanecer ajudando as pessoas a se recuperarem.

Sem julgamentos

Colocar as próprias crenças acima de tudo é o caminho certo para apenas criar mais barreiras em um novo mundo. Desenvolva o sentimento de empatia. Busque entender perspectivas diferentes. Mesmo que você pense de uma forma diferente de outra pessoa, o pensamento dos outros merece respeito.

Educar as crianças

O futuro está nas mãos das novas gerações. Ajudar a educar as crianças permite que noções morais básicas sejam desenvolvidas desde cedo. Quanto antes começar, mais fácil de tornar as atitudes um hábito.

Compartilhe conhecimento

Independentemente do que é ensinado, todo conhecimento é valioso. É bom em algo? Passe adiante a informação: o conhecimento é capaz de mover montanhas.

Lute pelo que acredita

A comodidade é um dos males do século. Muitas vezes o pensamento de que sozinho não se muda nada bloqueia a perspectiva de que a mudança se inicia com uma pessoa. Sair da zona de conforto contribui para influenciar as pessoas em volta a fazerem o mesmo. Mobilização é fundamental para um mundo melhor.

A mudança começa aos poucos. Por mais que pequenas atitudes individuais pareçam insignificantes diante das grandes atitudes sociais, elas fazem a diferença. Uma pessoa move a outra e uma atitude influencia outra. O mundo precisa de pequenas ações para começar a evoluir. Veja outros posts que podem te interessar:

Por que é tão importante ser curioso?

Imagens que só quem está louco para a chegada das férias consegue entender.

3 dicas para perder a timidez.  

Venha para a People!

curso de robótica da People traz todo o conhecimento para você começar a criar seus próprios projetos e a partir deles aprender praticamente qualquer coisa. Cadastre-se e ganhe um desconto especial!