10 programas para editar vídeos

Quando o assunto é programas para editar vídeos, pensamos que apenas os softwares profissionais e pagos podem trazer um bom resultado, não é mesmo? Porém, não é assim. Existem ferramentas para baixar no seu computador que são muito funcionais, completas e gratuitas. Reunimos os principais programas de edição de vídeos gratuitos, que funcionam nos sistemas Windows, Mac OS X e Ubuntu (Linux). Confira abaixo!

Lightworks

Para os usuários do sistema operacional Windows, esse é um dos programas mais completos. O grande diferencial do Lightworks é a usabilidade. Mesmo que algumas pessoas estranhem o visual do programa, isso não interfere nas suas funções e nas ferramentas oferecidas para editar vídeos. É um programa simples, mas com semelhanças com Final Cut e Adobe Premiere, dois softwares pagos.

Windows Live Movie Maker

Já bem conhecido pelos profissionais de edição de vídeos e pelos usuários do Windows, esse programa está presente nas versões do sistema operacional até o Windows 8, passando por evoluções. As mudanças aconteceram na interface, e a usabilidade e os recursos oferecidos foram modernizados, ficando mais avançados. É um editor mais básico, ótimo para iniciantes mexerem em funções como cortes e montagens rápidas.

Freemore Audio Video Suite 

Nesse programa, você pode fazer rápidas edições, além de ele ter várias funções interessantes e suportar arquivos como músicas, fotos etc. O Freemore Audio Video Suite tem boa performance e, além de fazer edições, também converte vídeos se o usuário precisar.

Virtualdub

Esse é um editor de vídeo simples e que entrega ótimos resultados! Os usuários podem adicionar efeitos, ajustar áudios e vídeos, e redimensionar e cortar imagens. O Virtualdub também apresenta diversas ferramentas, como inverter, ajustar saturação, converter para imagens pretas e brancas, brilho e contraste. Além disso, o software pode expandir as suas capacidades com plugins.

Movie Moments

Os usuários do Windows 8 podem usar o editor Movie Moments. Ele é ideal para vídeos curtos, com 60 segundos no máximo. Nele, você pode fazer cortes, trocar cores, adicionar estilos e inserir textos, entre outras coisas. 

Avidemux

Com o Avidemux, é possível fazer edições simples e rápidas, além de ele ter um bom desempenho e ser 100% gratuito. Os usuários desse programa podem recortar, emendar faixas, alterar cores e redimensionar vídeos, além de adicionar títulos e legendas nas mídias editadas.

Clickberry

O Clickberry é um programa que apresenta funções diferentes e até mesmo inesperadas, além das ferramentas clássicas para editar os vídeos. É um programa integrado ao Facebook e, por isso, é possível colocar os ícones de reações - como curtir -, de carrinho de compras, de hyperlinks e outras ferramentas nos vídeos. É fácil de usar, então qualquer pessoa pode aproveitar o programa!

Panolapse

Esse é um programa dedicado a dar movimento aos projetos de vídeo a partir de uma análise das imagens capturadas, além de propor o uso de time lapse em algumas partes. O Panolapse também oferece recursos para dar um movimento natural ao vídeo, além de zoom e remoção de erros de sequência, por exemplo. Lembre-se que para o efeito time lapse funcionar, é preciso manter a câmera no mesmo ponto por um determinado tempo.

KDEnlive

O KDEnlive tem uma apresentação simples e é um bom editor de vídeos. Esse software oferece recursos básicos, guias, marcadores e visualizações de faixas. O usuário tem a possibilidade de separar o visualizador em quatro telas e utilizar a funcionalidade “Arrastar e Soltar”, além de o seu renderizador independente permitir um bom desempenho durante a edição.

Cinelerra

O Cinelerra é um editor de vídeos profissional, e para usá-lo é preciso ter um computador potente, caso contrário há o risco de o computador travar e o usuário perder o seu projeto. Nesse programa, você encontra recursos de programas de edição mais “poderosos” e pagos - mesmo a versão gratuita do programa sendo muito boa e completa -, além de ocorrerem melhorias frequentes nas ferramentas disponíveis. 

Esses são os principais programas de edição de vídeos para você ter no seu computador gratuitamente e realizar os seus projetos! Fique ligado no blog da People e veja outros posts de design:

Guia de profissão: editor de vídeo

5 aplicativos para editar vídeos no celular

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!