Qual o papel da robótica na agricultura?

Você já sabe que a robótica está cada vez mais inserida em nosso cotidiano, não é? Carros autônomos, equipamentos domésticos com inteligência artificial, cirurgias realizadas por robôs e drones capazes de facilitar o trabalho do homem são alguns dos benefícios que os avanços da robótica trouxeram para o mundo moderno. Hoje vamos te mostrar como ela está presente na agricultura. Confira!

Máquinas autônomas 

Os equipamentos agrícolas são capazes de cumprir diversas funções simultaneamente graças à inteligência artificial vinculada a eles. Em alguns veículos de plantio e de colheita, o trabalho pode ser feito de maneira autônoma e a distância, ou seja, o trabalhador não precisa ficar dentro da cabine comandando as ações no meio da plantação. De longe, ele programa, com a ajuda de um GPS, qual será o trajeto, o tempo e as funções executadas durante o trabalho. 

Irrigação precisa

Uma das preocupações da agricultura é a quantidade de água necessária para irrigar as plantações, por isso foram desenvolvidos diversos equipamentos que possibilitam que a irrigação seja feita de maneira consciente e precisa. É feito um mapeamento das regiões onde a água é usada de forma exagerada e, com a inteligência artificial, é possível adaptar a situação para um menor consumo de água.

Drones

Os drones se tornaram peças-chave na agricultura, uma vez que são fáceis de serem comandados e possibilitam o cumprimento de diversas atividades dentro da realidade das fazendas e das plantações. Com eles é possível fazer monitoramento de plantações e acompanhar o crescimento delas, pulverizando-as, chegando com mais rapidez a lugares distantes e alcançando pontos que são de difícil acesso ao homem.

Sementes e grãos de boa qualidade

Nos laboratórios, a robótica também ajuda a melhorar a qualidade dos produtos produzidos na agricultura. Graças aos avanços tecnológicos, tem sido cada vez mais fácil produzir sementes e grãos de boa qualidade, visando um produto final menos agressivo ao solo e ao homem.

A robótica é uma área que está sempre em evolução e que, se bem explorada, traz diversos benefícios para a vida do homem. Tem interesse em estudar robótica? Acesse o nosso site e confira mais informações sobre o nosso curso.

Não perca as novidades do blog. Veja só!

Como a robótica participa da medicina?

6 peças essenciais para fazer um projeto de robótica

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!