Como pegar um briefing com um cliente a distância?

Para muitas profissões, a distância entre o profissional e o cliente não é sinônimo de falta de projetos ou alguma desculpa para não aceitar trabalhos. Com os designers, a realidade é parecida, pois não é preciso que os clientes estejam ao lado deles para que um projeto seja elaborado. Basta que eles tenham em mãos um briefing bem feito. Mas como pegá-lo se o cliente está longe? Confira agora algumas alternativas para driblar essa questão.

O que é briefing?

Termo comum para quem é da área de design, publicidade e marketing, “briefing” é um documento com as informações do cliente, a posição dele no mercado, o objetivo do projeto e quais as ideias e os elementos que devem constar nele. Isso serve para orientar o designer sobre como ele deve pensar para executar o trabalho. Além disso, deve ser breve e objetivo para que o profissional não perca tempo lendo informações muito grandes, até porque a ideia é facilitar, e não dificultar.

Planeje-se para pegar o briefing

Quando o contato pessoal entre designer e cliente não é possível de acontecer, é interessante que o profissional contratado faça um planejamento das informações que precisará coletar, bem como exemplos e especificidades do produto. Para não esquecer de nada, faça um checklist de tudo o que você precisará perguntar ao cliente, isso ajudará na sua organização e evita que alguma informação importante sejam esquecidas de serem passadas.

Uma alternativa para entender com exatidão a exigência do cliente, envie alguns modelos de trabalhos, que possam ser usados como inspiração ou apenas como ideias de conceitos, cores e mensagem. Esses exemplos podem ser enviados ou mostrados para os clientes de diversas maneiras, como veremos a seguir.

Como ter acesso aos briefings?

Em alguns casos, é necessário entrar em contato com os clientes para ter acesso a mais informações, ou até mesmo para pegar o briefing, porém a distância não permite o contato pessoal, por isso é preciso encontrar alternativas para conseguir conversar com eles.

Os e-mails são ferramentas formais para enviar briefings e trocar informações a respeito de um projeto ou campanha em que o designer precise atuar. 

Os aplicativos de trocas de mensagens também podem ajudar nesse momento e, de modo geral, são vistos como ferramentas mais informais. Se o seu cliente já for um velho conhecido e a relação entre as partes for saudável, o briefing pode ser pego dessa maneira.

Outra alternativa é por meio da boa e velha ligação telefônica, em que o contato é mais direto, a comunicação é mais clara e as trocas de informações são instantâneas. As chances de existirem informações desconexas é menor, uma vez que cliente e o profissional estão em uma conversa em tempo real.

As chamadas de vídeo também são muito utilizadas para pegar briefing com clientes. Elas são ainda mais efetivas do que a ligação telefônica convencional, pois possibilitam o contato visual, diminuindo a distância entre as partes e permitindo que os profissionais de design captem mais detalhes do que é preciso ter no projeto. Além disso, muitas plataformas usadas para fazer vídeo conferências permitem que se compartilhe telas de computador entre os membros da reunião, assim, é mais fácil expor alguns modelos de trabalhos, como citamos anteriormente, que podem ser usados para captar melhor o que o cliente deseja.

Como vimos, os briefings podem ser pegos de diversas maneiras quando cliente e profissional estão longe, uma vez que não precisam ser, necessariamente, documentos impressos.

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