Como se preparar para um painel em um processo seletivo

Passadas as primeiras fases de um processo seletivo, chega a vez de uma etapa importante: a hora de encarar pessoalmente o seu possível futuro gestor e convencê-lo de que você é a pessoa perfeita para aquele cargo.

A metodologia pode variar de uma empresa para outra, mas em geral, o Painel é composto de uma apresentação pessoal utilizando slides e a solução de um case, que nada mais é que um caso de sucesso usado para avaliar quais atitudes poderiam ser tomadas por quem está com ele em mãos, uma simulação do que poderia acontecer no dia a dia dessa empresa, proposta pelo recrutador.

Parece fácil, mas uma conduta errada no momento pode acabar com as suas chances de conquistar a sonhada vaga para a qual está se esforçando tanto. Para evitar erros, controlar o nervosismo e montar uma apresentação de qualidade para seu painel, confira algumas dicas importantes da People:

1 – Defina o que é mais interessante

É comum que o tempo para realizar a apresentação pessoal seja curto. Considerando isso, tente elencar as principais informações sobre você e suas experiências. Procure fugir do óbvio, não copie as informações do currículo que entregou ao recrutador e leve informações complementares, como uma experiência diferente que teve em uma viagem ou um projeto social em que já trabalhou, por exemplo.

2 – Menos é mais, tome cuidado

O Powerpoint tem muitas ferramentas para incrementar seus slides, mas cuidado para não exagerar e, em vez de atrativo, produzir um conteúdo poluído e desagradável. Muitos efeitos, cores, fontes diferentes e imagens aleatórias não são uma boa ideia. Lembre-se que, mesmo que a empresa permita algo mais descontraído, ainda se trata de um ambiente de trabalho.

3 – Estude antes

Você irá falar sobre sua vida, então não precisa estudar antes de falar, certo? Errado! Por mais que o assunto seja sobre as experiências que você viveu, é importante organizar as ideias para conseguir passar tudo de mais interessante sem se confundir. Afinal, tudo pode ser muito óbvio para você, mas quem está assistindo sua apresentação não sabe nada sobre isso.

4 – Imprevistos acontecem, esteja preparado!

Normalmente a apresentação é feita em Powerpoint, ou seja, você precisa ter em mãos o arquivo que criou. Assegure-se de que o documento foi salvo no formato correto e disponibilize-o em mais de um lugar, como em um pendrive, e-mail ou serviço de armazenamento na nuvem, por exemplo. Além disso, sempre há o risco do equipamento falhar, então prepare-se para falar sem o auxílio de slide e se preferir, leve o conteúdo impresso.

5 – E depois da apresentação?

Após apresentar-se de uma forma completa e objetiva, chega o momento da resolução de um caso de negócios proposto pelo recrutador. Não é possível prever o conteúdo e ir pronto para resolvê-lo, mas é possível treinar com conteúdos disponíveis na internet e chega lá sabendo do que se trata um case.

Manter a tranquilidade, ser criativo e focar no que deve ser feito para expôr de forma clara suas ideias são o caminho para o sucesso nessa fase.

Venha para a People!

Gostou da dica e quer estar ainda mais preparado para o mercado de trabalho? Conheça os cursos da People.