Entenda por que o Minecraft é mais que um jogo

Alguns games são tão bons que a gente só pensa em passar horas e horas jogando. Mas alguns jogos, como o Minecraft, vão muito além das partidas. Você pode aprender a programar, aprender disciplinas da escola e até criar obras de arte incríveis! Os bloquinhos parecem muito simples para quem está acostumado com gráficos mais realistas, mas se você der uma chance, você vai se surpreender.

O jogo pode ser jogado em dois modos: o Survival, em que o jogador chega em um mapa pronto e deve sobreviver o máximo possível, e Creative, em que o mapa do jogo funciona como uma tela em branco, onde você tem a liberdade para criar os mundos da forma que quiser.

Outro ponto positivo do Minecraft são os mods, que são pequenas modificações que você pode fazer ou baixar e inserir no jogo, alterando a jogabilidade ou até adicionando algum conteúdo e dando ao gamer muitas possibilidades diferentes, algo que não acontece com os outros jogos.   

É justamente por causa das inúmeras possibilidades que o Minecraft se popularizou entre os jovens e passou a ser usado para muitas coisas diferentes. Ficou curioso? Vamos entender melhor tudo isso!

Programação

Muitos gamers têm vontade de aprender a criar seus próprios jogos. O Minecraft permite que você construa seus mapas personalizados, decida quais serão as suas missões e ainda adicione funcionalidades inéditas ao jogo. E essas modificações, além de divertidas, também permitem que você aprenda muito sobre programação.

A parceria entre a Microsoft e a Code.org possibilitou o lançamento dos tutoriais Hour of Code. Neles, é possível realizar algumas tarefas e aprender um pouquinho de programação. O programa foi desenvolvido para alcançar diversos públicos, oferecendo um contato inicial mais divertido com a tecnologia.

Nas salas de aula

Em 2011, a primeira versão educativa do Minecraft foi lançada, e muitas escolas aderiram ao recurso para ensinar disciplinas como física e química, além da computação. Mas não parou por aí: em 2016 a Microsoft lançou uma nova versão educativa, a Minecraft: Education Edition, que permite que os educadores criem lições sobre quase qualquer coisa.

O uso do game em sala de aula pode muitas vezes despertar o interesse de alunos que têm mais dificuldade com as aulas tradicionais. A versão vem com conteúdo específico, como mapas para se usar em aulas de artes e história, e até a função de multiplayers foi aprimorada, permitindo que até 40 pessoas trabalhem nas mesmas tarefas.

Artes e arquitetura

Legenda: Imagem retirada do canal oficial Blockworks no YouTube

O game também foi descoberto por várias empresas, e algumas delas se dedicam a criar mapas incríveis. É o caso da Blockworks, uma equipe global de arquitetos e designers que desenvolvem projetos para jogos, educação e mídia. A possibilidade de criação e compartilhamento em tempo real é um grande ponto positivo de Minecraft, pois permite que gamers comuns também criem seus próprios projetos de arquitetura e arte.

O uso do Minecraft para criar esculturas incríveis se popularizou tanto que existe um concurso que premia as melhores obras, o Apex Events Invitational, oferecendo prêmios em dinheiro aos primeiros colocados. Além disso, o MoMA, o reconhecido Museu de Arte Moderna de Nova York, colocou o Minecraft entre os games da sua Exposição de Games, ao lado de jogos como Pacman e Sim City.

Além do jogo

Existem cerca de 50 milhões de vídeos relacionados ao Minecraft no YouTube.  Esses canais tratam do jogo através de diversas abordagens, publicando desde tutoriais para construir coisas até gravações de partidas. A comunidade não para de crescer e diversos servidores oferecem jogatinas personalizadas com diferentes mods e regras.

E aí, quer aprender mais sobre o mundo da tecnologia? Confira nossos posts sobre o assunto!

Venha para a People!

O curso de robótica da People traz todo o conhecimento para você começar a criar seus próprios projetos e a partir deles aprender praticamente qualquer coisa. Cadastre-se e ganhe um desconto especial!!