Dia do Programador: como seu filho pode começar nessa carreira

Em 13 de setembro, é comemorado o Dia do Programador, uma das profissões de sucesso para o futuro, além de ser uma das mais estáveis e em crescimento no mercado de trabalho. Os pais se preocupam e têm muitas dúvidas sobre o futuro profissional dos seus filhos, principalmente devido às mudanças e instabilidades do mercado. Por trás de toda a revolução digital, está a programação. É importante entender como isso funciona e o que deve ser feito para que seja a chave da inovação e da criatividade no futuro. 

A profissão de programador é uma das mais seguras para o seu filho, já que ela não sofrerá com a instabilidade do mercado de trabalho. Atualmente, mesmo com muitos setores em crise, vemos a área de tecnologia da informação crescendo a todo vapor. Neste post, reunimos algumas informações para te ajudar a esclarecer as dúvidas sobre essa profissão e ficar mais fácil ajudar seu filho ou sua filha a escolher a melhor área para ter sucesso. Acompanhe o texto!

Qual a idade para estudar programação?

Não há uma idade específica para começar a aprender programação. Existem projetos nas escolas que trabalham com ela, pois ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a concentração. Mas se o seu filho se interessa por tecnologia e já é formado no ensino médio ou na faculdade, aprimorar o conhecimento para se tornar um programador é uma ótima opção! Há diversos cursos, como o da People, com uma base lógica muito boa para ele desenvolver softwares em qualquer linguagem de programação. 

Quais os primeiros cursos a se fazer?

O primeiro passo para se tornar um programador é aprender a lógica da programação e depois treinar a compreensão praticando em um software. Além disso, o curso deve ensinar como usar o banco de dados para armazenar seus códigos. Em outra etapa do curso, seu filho deverá escolher a linguagem em que ele começará a programar e, com o passar do tempo, poderá escolher quantas linguagens desejar. Mas no momento inicial, é importante selecionar apenas uma e se aprofundar nos estudos dela. 

Com quantos anos ele pode trabalhar como programador?

Também não há uma idade para começar a carreira de programador. Após se formar, seu filho estará pronto para entrar no mercado de trabalho como programador júnior. Mas para ser contratado, ele deve levar os estudos a sério, garantir um aprendizado da linguagem de programação que escolheu e seguir aprimorando seus conhecimentos na área. É importante manter o foco, ser paciente, persistente e disciplinado, e trabalhar bem em grupo. Assim, ele vai se destacar e conseguir um trabalho com facilidade. 

Como incentivá-lo a estudar programação?

Antes de tudo, tenha certeza de que o seu filho gosta de tecnologia. Ele deve sentir-se motivado com softwares e se interessar por saber como as coisas funcionam. Portanto, converse com ele, mostre as oportunidades de trabalho, os prós e contras da carreira, sempre sendo sincero para entender se a programação realmente é interesse dele. Uma opção é incentivar a assistir vídeos on-line sobre a área para ter uma primeira impressão de como funciona na prática.

Que outras áreas de conhecimento são importantes para ser um programador?

Na área de tecnologia, é preciso estudar e buscar novos conhecimentos sempre, por conta das mudanças, novidades e transformações diárias. Seu filho deve ser curioso para ter sucesso nessa carreira! Além disso, é importante saber inglês, pois o conhecimento escrito na língua portuguesa é bem restrito e não dá para estudar apenas os conteúdos em português, pois são limitados. É possível começar a programar sem saber inglês, mas para ter sucesso, é preciso estudar conteúdos em inglês também. 

Com o mundo cada vez mais digital e automatizado, a carreira de programador é uma ótima opção para o seu filho ou filha. As oportunidades estão crescendo! Se suas dúvidas foram esclarecidas, auxilie seu filho nesse caminho para ser um profissional de destaque e se dar bem no mercado de trabalho. Acompanhe o seu filho, e para saber mais sobre tecnologia, confira outros posts no nosso blog:

Como ensinar programação aos adolescentes?

5 coisas que você precisa saber para se tornar um MAKER

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!