No terceiro país com mais unicórnios, aprender a programar desde a infância é fundamental

O ano de 2019 foi de grande relevância para as empresas baseadas em tecnologia no Brasil. O investimento e o desenvolvimento de tais companhias foram tão significativos no ano anterior que acabaram por alçar o país ao posto de terceira nação com maior número de novos unicórnios do mundo - empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. Por conta desse crescimento expressivo, especialistas apontam que, cada vez mais, será de suma relevância para os profissionais das mais diversas áreas dominarem as linguagens em código e de programação.

E quem estiver inserido no ramo há mais tempo tende a sair na frente na disputa pelas melhores vagas. Pensando nisso, a People, rede de cursos profissionalizantes com 40 anos de existência e focada em tecnologia para as novas gerações do Brasil, criou uma linha de cursos voltados especificamente para o ensino da programação infantil, uma maneira de preparar desde cedo os futuros profissionais das áreas em expansão.

“Estamos vivendo uma nova era, com grandes revoluções tecnológicas chegando ao mercado de trabalho. Justamente por isso é importante começar desde cedo a programar: não sabemos quais serão as profissões do futuro, mas temos a certeza de tudo o que envolve robótica, tecnologia e programação estará inserido no dia-dia de trabalho das próximas gerações”, diz Renato Lyra, gerente nacional da People, uma das oito marcas MoveEdu, maior plataforma edtech – education technology – do país.

A chamada Trilha Code é um curso tech oferecido pela rede e baseado no sistema STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Math), um modelo de educação que dá mais protagonismo ao aluno. Criado para desafiar estudantes a partir de sete anos a desenvolverem programações de jogos, aplicativos e até personagens de games com diferentes níveis de complexidade, ele trabalha competências como o raciocínio logico e o desenvolvimento cognitivo do aluno, qualidades exigidas em profissionais de tecnologia.

Dentro da Trilha, o gerente indica dois cursos para que as crianças possam começar a treinar as habilidades que companhias de tecnologia exigem. O Kodu, todo baseado em ícones, utiliza uma nova linguagem de programação visual para a criação de jogos, auxiliando o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno. Já o Minecraft desafia o aluno a criar ambientes – casa e edifícios, por exemplo – através de uma linguagem blocada – que não utiliza palavras. A ideia deste curso é desenvolver a criatividade e o pensamento dinâmico do aluno.

“O código e a programação são as linguagens do futuro – e quanto antes um profissional vivenciar a rotina destas habilidades, melhor para ele. Por isso acreditamos no potencial destes cursos infantis para auxiliar o especialista do futuro”, ressalta o gerente nacional da People.

People

Rede de escolas de tecnologia e inglês para as novas gerações do Brasil. Inserida no mercado de STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics), um dos segmentos que mais crescem no mundo; e no de idiomas, com metodologia moderna e eficaz. Com 40 anos de fundação em 2019, a People possui mais de 60 escolas franqueadas no Brasil e quer se expandir pelo país inteiro.

Sobre a MoveEdu: a MoveEdu detém as maiores redes de cursos profissionalizantes do Brasil: Prepara Cursos, Microlins, People e SOS. Com mais de 30 anos de experiência no setor, 500 mil alunos ativos e milhões formados e cerca de 1,2 mil unidades no país, as marcas oferecem mais de 90 opções de capacitação profissional em diversas áreas. A MoveEdu também detém as marcas Programas Educacionais Ensina Mais Turma da Mônica, hoje uma referência em complemento escolar de Português, Matemática, Inglês, Robótica e Informática no Brasil, e as recém-lançadas marcas de idiomas English Talk, focada em inglês para adultos e a Pingu’s English, escola internacional de inglês para a primeira infância. Com a aquisição da plataforma ITB, em dezembro de 2018, a MoveEdu passou também a ofertar mais de 200 cursos de Ensino à Distância (EAD), todos aprovados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). A MoveEdu tem a tecnologia em seu DNA. A metodologia adotada pelas suas marcas é o ensino híbrido, que une o melhor da tecnologia da educação, como aulas digitais interativas e ensino inteligente individualizado, com o acompanhamento de educadores em atividades face a face, permitindo que o aluno desenvolva suas habilidades no seu ritmo e com alto desempenho.