Os melhores tipos de currículo

Montar um currículo exige diferentes estratégias que se encaixam em cada emprego. Jovens e adultos passam muito tempo se dedicando a montar a estrutura perfeita, mas com certeza ainda ficam com aquela dúvida de “será que estou convencendo meu recrutador?”.

Hoje a People vai te mostrar que é necessário prestar atenção em diversos aspectos diferentes na hora de escrever, e que às vezes algumas partes são mais exigidas que outras. Veja:

Currículo para primeiro emprego e estágio

Montar um currículo sem nunca ter trabalhado pode parecer um desafio, mas existem muitas outras qualidades para você considerar! Não enrole e seja objetivo, mostrando seus principais projetos durante a vida, além de focar nos seus estudos. Confira este modelo que funciona tanto para o primeiro emprego quanto para futuros aprendizes ou estagiários:

Nome completo

Nacionalidade, idade e estado civil

Endereço – Bairro – Cidade

E-mail

Telefone residencial

Objetivo

Aqui você pode citar sua área de interesse de maneira reduzida e direta.

Exemplo: Área de Tecnologia da Informação.

Resumo de qualificações

Se você nunca trabalhou, foque em suas atividades nas formações extracurriculares e projetos importantes que possam te auxiliar na carreira profissional. As habilidades, conhecimentos e experiências positivas devem aparecer nesse espaço.

Formação acadêmica

Coloque seu último grau de escolaridade, com o nome da instituição, curso e ano de término ou previsão de conclusão.

Exemplo: Graduação em Ciência da Computação – Unicamp – previsão de término em 12/2018.

Cursos complementares

Todas as suas certificações em workshops e cursos extracurriculares de curta duração podem ser informadas. É importante colocar o ano de término e a carga horária, além do nome da instituição!

Idiomas

Lembre-se de que idiomas são sempre um diferencial. Aqui é necessário ser honesto e indicar o real conhecimento do idioma, porque pode ser que na hora da entrevista alguém te pegue de surpresa e tente testá-lo!

Exemplo: Inglês avançado; espanhol intermediário.

Informações adicionais

Trabalhos voluntários ou atividades que não entram nas categorias anteriores podem ser inseridas aqui, desde que sejam positivas para sua carreira!

Currículo para cargos efetivos

Nome completo

Nacionalidade, idade e estado civil

Endereço – Bairro – Cidade

E-mail

Telefone residencial

Objetivo profissional

Exemplo: Diretor de arte

Experiência profissional

  • Nome da empresa
  • Cargo
  • Período de início e término

Atribuições

Escreva aqui suas atividades e funções dentro da empresa.

Exemplo: Controle e acompanhamento de campanhas publicitárias; diretor da área de criação e arte; recepção e atendimento aos clientes; organização e distribuição de peças; elaboração de planilhas de resultados.

Formação acadêmica

Informe qual o nível de ensino, seguido do nome da instituição e ano de conclusão.

Informática

Essa sessão é voltada para especificar seus conhecimentos na área de tecnologia, como pacote Office e internet.

Idiomas

Exemplo: Espanhol avançado

Habilidades mais valorizadas pelas empresas

Pensamento voltado à solução de problemas

Suas ideias são sempre bem-vindas, e quando a empresa se encontra em uma situação crítica, que tal tentar dar aquele empurrãozinho? Conte com o bom senso e sua liberdade para sempre trabalhar em equipe!

Trabalho em equipe

É impossível conseguir tudo sozinho, não é mesmo? Saber dividir o cargo com outras pessoas e ajudá-las faz com que o ambiente fique harmônico e as coisas funcionem mais rápido.

Liderança

Comandar uma equipe com educação é uma das características mais marcantes em um empregado. Essa característica entra no trabalho em equipe. E definir planos para que uma meta dê certo pode ser seu maior diferencial.

Dicas gerais

Só coloque foto em seu currículo se a empresa pedir! E insira uma fotografia neutra e profissional, como uma 3x4.

  • Jamais minta! Se um dia o empregador decidir perguntar alguma coisa relacionada ao que você disse, ele vai perceber na hora que você mentiu.
  • Facilite a leitura e cuidado com a gramática no seu currículo! Sempre revise-o antes de enviar.
  • Não coloque pronomes pessoais, como “eu desenvolvi um aplicativo”. Substitua por “desenvolvimento de aplicativo”. Também não insira datas ou motivos pelos quais saiu do trabalho anterior. Não é necessário falar no currículo sobre pretensão salarial ou informações negativas. Isso será debatido na entrevista.

Viu como é fácil? O importante é você identificar o que a empresa procura e o cargo que irá ocupar. Assim, você consegue escrever tudo o que o recrutador precisa saber para te contratar. Quer ter uma formação completa? Confira nossos cursos de idioma!

Veja também nosso post com dicas para o primeiro currículo.

Curso profissionalizante é na People!

Quer estar preparado para o mercado de trabalho? Conheça os cursos da People e destaque-se!