CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

Como a robótica está atuando na pandemia?

Veja como os robôs têm ajudado no combate ao vírus!

postado 08 de mai de 2020

A pandemia da Covid-19 alterou a rotina de todo mundo e colocou o planeta em alerta. Para combater esse vírus, a área da saúde conta com todo tipo de ajuda para diminuir os casos de infectados e encontrar uma vacina adequada. Nessa luta, os robôs estão atuando de maneira bastante positiva. Confira!

Aglomeração de pessoas

Os drones são equipamentos voadores, guiados por controle remoto, e alguns contêm câmeras acopladas. Esses modelos estão sendo usado pelas autoridades de saúde para fiscalizar pontos das cidades onde as pessoas continuam se aglomerando e, portanto, não respeitando as medidas de segurança adequadas. Essas informações servem também para mapear as regiões mais vulneráveis, além de reconhecer o gênero e a faixa etária das pessoas que mais vão contra as recomendações das autoridades de saúde.

Passar informações

Ainda falando dos drones, em algumas cidades eles têm o papel de alertar a população sobre os riscos do vírus, quais precauções devem ser tomadas e demais informações importantes, para que todos estejam cientes do que está acontecendo e de como evitar o contágio. Os drones sobrevoam as regiões e emitem avisos sonoros para a população, servindo assim como propagador de informações.

Medir a temperatura

Alguns equipamentos desenvolvidos pela robótica estão sendo úteis para medir a temperatura de pessoas a distância, ou seja sem precisar entrar em contato físico, identificando, assim, quem pode estar com febre, um dos sintomas do coronavírus. Esses aparelhos são usados, principalmente, em estabelecimentos e fronteiras, para permitir ou barrar a entrada de pessoas em cidades e no país.

Desinfetar ambientes

Existem alguns tipos de robôs que são programados para desinfetar os ambientes. Eles borrifam soluções aquosas de produtos que eliminam o vírus que possa ter se proliferado em algum local. Em alguns países, como na China, eles estão sendo utilizados no transporte público, onde há grande aglomeração de pessoas. 

Monitoramento de pacientes

Em alguns hospitais pelo mundo, os robôs equipados com câmeras estão auxiliando médicos e enfermeiros no monitoramento de pacientes nos leitos dos hospitais. Assim, a equipe de saúde se expõe menos e só entra em contato com os infectados quando é realmente necessário, como no momento de aplicar medicações. 

Para combater o vírus, toda ajuda é bem-vinda, por isso a robótica tem um papel importante, uma vez que os robôs conseguem concluir tarefas que não podem ser feitas ou precisam ser evitadas pelos humanos.

Gosta de robótica? Que tal conferir outros textos sobre o tema em nosso blog? Acesse:

Qual o papel da robótica na agricultura?

Como a robótica participa da medicina?

Robótica é na People!

Quer ingressar na área de robótica? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu