CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

6 dicas para você gravar vídeos incríveis com seu smartphone

Entenda como pequenas mudanças podem render conteúdos ainda mais bacanas!

postado 18 de abr de 2019

Você sabia que o seu smartphone pode ser a ferramenta ideal para gravar vídeos com qualidade e ótima resolução? Atualmente, é possível encontrar dispositivos com características técnicas surpreendentes para fotografar e filmar. Mas não vale apostar apenas no celular para fazer o trabalho por você! É necessário estar atento às questões que podem fazer a diferença e deixar o conteúdo muito mais bacana. Confira dicas que nós separamos para você.

Áudio com qualidade é essencial

Um áudio ruim pode ser extremamente prejudicial para a qualidade do seu vídeo; portanto, ele é um dos primeiros itens que devem receber a sua atenção, OK? Escolha um local tranquilo para a gravação, evitando espaços abertos ou extremamente barulhentos. Ainda, vale estar atento a ruídos que podem prejudicar a gravação, como o som do vento ou o barulho do ar condicionado, por exemplo.

Certifique-se também de que o áudio da gravação não será abafado porque o microfone do dispositivo está coberto pela sua mão, ou mesmo por qualquer outro elemento físico. Para quem está disposto a investir no segmento, vale procurar por microfones especiais para ajudar na redução dos ruídos e melhorar a captura da voz, possibilitando a gravação em ambientes diferentes.

Formato paisagem e formato retrato

É importante ter em mente que não há um formato correto para gravar vídeos com o seu smartphone. No entanto, você deve estar atento à plataforma na qual o vídeo será veiculado e escolher o formato ideal para gravar o conteúdo que você está idealizando.

Se você pretende postá-lo no YouTube, por exemplo, é importante perceber que os vídeos da plataforma seguem o padrão horizontal e costumam ser vistos em telas de computador. Por outro lado, o Instagram Stories tem os vídeos exibidos em formato retrato, ou seja, na vertical.

Tenha pulso firme!

Uma imagem estável também é essencial! Segure o dispositivo com as duas mãos e mantenha o cotovelo sempre rente ao corpo, com os pés firmes no chão. Outra dica é mover apenas a parte superior do corpo para alterar o ângulo da gravação - o que pode render uma transição mais suave quando comparada ao movimento da câmera.

Apesar das sugestões auxiliarem com os movimentos bruscos, as pequenas tremedeiras podem ser incômodas em determinadas situações, certo? Nesse caso, é bacana apostar em um tripé para smartphone! É possível encontrar diversos modelos em lojas de e-commerce, e o equipamento também é uma boa pedida para quem não quer segurar o celular com as mãos durante toda a gravação.

Iluminação: aspecto profissional

Além de procurar por um ambiente sem muito barulho e distrações, é essencial que você esteja atento ao nível de iluminação do espaço. Um local muito escuro pode prejudicar a visualização e deixar o vídeo subexposto, enquanto a luz excessiva pode superexpor a cena e “queimar” a imagem.

Logo, use sempre a luz disponível ao seu favor! Procure ângulos em que não há incidência de muita luz direta sobre você ou sobre o que será filmado, mas também tenha cuidado com sombras ou espaços cobertos. Posicione a câmera para equilibrar a exposição da cena, criando uniformidade.

Atenção às configurações do vídeo

Apesar de não ter recursos tão avançados quanto as câmeras DSLR, os smartphones permitem que o usuário configure alguns aspectos técnicos que podem ser positivos para o resultado final. Antes de iniciar a gravação, dê uma olhadinha nos recursos que a câmera do seu dispositivo oferece.

O ideal é certificar-se de que a exposição e o foco do vídeo estão devidamente travados durante a filmagem, principalmente se o dispositivo estiver preso ao tripé e você não puder verificar a imagem do vídeo simultaneamente. Já para gravar paisagens mais abertas, objetos e detalhes, vale deixar a câmera no modo manual e configurá-la de acordo com a necessidade, explorando possibilidades.  

Faça uma boa composição

A nossa última dica pode ser a chave para gravar imagens marcantes: faça da regra dos terços a sua melhor amiga! Essa composição considera a tela dividida entre três colunas verticais e três linhas horizontais. A ideia é usar a intersecção dessas linhas para centralizar a pessoa ou objeto que está sendo registrado.

Esse pode ser um bom ponto de partida para os seus vídeos. Uma dica é selecionar o modo fotografia, deixar tais linhas visíveis e ajustar o enquadramento. Você também pode usar a linha do horizonte ou alguma construção para alinhar o vídeo. No entanto, não deixe de estudar e procurar novas técnicas para elevar a qualidade dos seus vídeos com criatividade.

E aí, anotou tudinho? Os celulares atuais são ótimas ferramentas, mas nada de deixá-los fazer todo o trabalho sozinho. Um bom conteúdo audiovisual é o resultado de um equipamento apropriado, somado à dedicação, ao cuidado e à criatividade de quem o produz!

Se você curtiu esse texto, aproveite a visita e dê uma olhadinha:

5 YouTubers gamers estrangeiros que você deveria conhecer

7 coisas que você precisa saber para ser bem-sucedido no futuro

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu