O que é segurança da informação?

Um tema que está sendo muito abordado na internet nos últimos tempos é “segurança da informação”. Ainda são comuns as notícias de pessoas mal-intencionadas, que roubam os dados dos usuários para usá-los de maneira indevida. Para garantir que as nossas informações estejam seguras e não sejam acessadas por terceiros, os profissionais da segurança de dados são essenciais para que novos mecanismos de defesa sejam desenvolvidos. Quer conhecer mais sobre essa profissão? Confira o texto a seguir.

O que é segurança da informação?

Esse termo se refere à proteção feita a informações de usuários na internet. Por meio dela é que são blindados os dados que sofrem ataques de hackers, que os roubam para usar indevidamente, cometendo crimes cibernéticos. Para a proteção, são criados sistemas que detectam a presença de agentes invasores e os eliminam para que não aconteçam roubos ou para que não sejam implantados vírus que prejudicam tanto a máquina quanto as informações dos usuários. 

O que faz um segurança da informação?

O desenvolvimento desses sistemas de barreiras e de proteção é feito pelos “seguranças da informação”, uma função que deriva da tecnologia da informação e está voltada para a criação de mecanismos de defesa, tanto com práticas como com programas que controlam a entrada de vírus, por exemplo. Eles também são responsáveis pela elaboração de coisas mais teóricas, como as políticas de acesso de um site, que o possível usuário deve ler e aceitar todos os termos para liberar a sua entrada.

Além disso, o segurança da informação também é responsável por administrar o sistema de informação, analisar riscos de uma plataforma digital, fazer auditorias e elaborar planos de recuperação de dados em caso de perda ou roubo.

Como se tornar um segurança da informação?

Para quem deseja ingressar nessa carreira, algumas instituições oferecem o curso superior, que dura, em média, dois anos. O aluno tem contato com disciplinas como: Análise e Gestão de Riscos, Banco de Dados, Comunicação Aplicada, Criptografia, Políticas de Segurança, Segurança de Sistemas Operacionais, Segurança em Redes de Computadores, Segurança no Ambiente Web, entre outras. A proposta é que o estudante termine o curso com conhecimento técnico de como proporcionar mais segurança aos usuários de internet.

Conhecimentos necessário

Para ingressar na profissão, é importante que a pessoa desenvolva algumas habilidades como o conhecimento de linguagem de segurança virtual, saber analisar dados e informações, ter ideias inovadoras para a criação e melhoria dos sistemas de segurança, além de conhecer as linguagens e conceitos de programação, que são fundamentais para o desenvolvimento de softwares de defesa de uma máquina. Aqui na People temos um curso de Programação ideal para quem deseja ingressar neste setor de proteção digital.

Mercado de trabalho

O avanço da tecnologia, aliado ao desenvolvimento dos serviços oferecidos pela internet, aumenta as oportunidades para os que desejam entrar no mercado de trabalho. A tendência é que essa profissão tenha grande espaço para atuar nos próximos anos, uma vez que estão sendo exigidos sistemas de proteção de dados cada vez mais eficientes para evitar problemas, como o vazamento de informações. 

Os bancos são grandes nichos de mercado, já que cada vez mais pessoas estão optando pelos serviços virtuais e, consequentemente, armazenando mais informações em suas plataformas.

A área de segurança da informação está cada vez mais exigente, por isso, se você deseja se tornar um profissional, é preciso procurar uma instituição de ensino, estudar e se preparar para encarar uma profissão muito exigente e importante.

Não perca nenhuma novidade do blog da People. Acesse o site confira nossos outros materiais.

Os empregos que surgiram na era digital

7 profissões que são a cara do futuro

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!