Como funciona o monitoramento dos celulares?

Hoje em dia é difícil imaginar alguém saindo de casa sem o celular ou não dependendo dele para pelo menos uma função, não é mesmo? Para que eles nos auxiliem cada vez mais nas nossas atividades diárias, os aparelhos móveis são desenvolvidos com base em algoritmos. Veja neste texto como eles funcionam e como é possível fazer o monitoramento dos usuários e das atividades deles.

O que é algoritmo?

Quando os desenvolvedores e programadores de softwares elaboram um projeto, os algoritmos são usados como base para que eles criem a sequência de funcionamento do programa. Por exemplo: ao iniciar um computador, existe uma série de funções que começam a ser executadas, desde o carregamento até o aparecimento do campo para se colocar a senha do usuário e a liberação de acesso. Toda essa sequência é feita por meio de algoritmos, que criam os caminhos possíveis para o usuário seguir. Nesse caso, colocar ou não a senha correta. Dependendo da ação do usuário, novos caminhos são abertos, como pedir que se digite a senha correta ou liberar o acesso.

Monitoramento dos celulares

Os algoritmos estão presentes também no monitoramento dos celulares, por meio das informações captadas por GPS que indicam a localização exata dos aparelhos. Com isso, é possível usar o seu celular como guia quando você está procurando por um endereço ou quando não sabe andar por algum lugar, pois ele pode indicar o melhor caminho a ser seguido. Algumas plataformas disponibilizam um serviço ainda mais completo, dando a opção de escolha do caminho mais rápido ou de caminhos que não utilizem vias principais, e até mesmo indicando os radares nas ruas e avenidas.

Anúncios digitais

Os anúncios digitais que encontramos em redes sociais e em outros sites aparecem em decorrência das informações captadas pelos algoritmos e ligadas aos dados do histórico de buscas e de pesquisas que o usuário faz na internet. Isso acontece porque os dados de pesquisa ficam salvos e são incorporados aos algoritmos dos sites de vendas, que, por meio das informações a respeito do que o usuário está buscando, sugerem produtos semelhantes. Portanto, não é atoa que você veja com mais frequência anúncios sobre artigos que procurou recentemente. 

Além disso, você pode perceber a mudança de conteúdo sugerido para você dependendo da região em que está. Em uma viagem, o monitoramento por satélite identifica que você está em uma cidade diferente, e essa informação também interfere no tipo de produtos e serviços que aparecerão na sua tela quando estiver usando a internet.

Todo esse trabalho de monitoramento e de anúncios é baseado nos algoritmos, que agem de maneira a selecionar aquilo que provavelmente está relacionado com seus gostos e buscas.

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