9 maneiras de estudar em casa

Se você está estudando em casa neste período, com certeza passou por algumas adaptações na rotina e fez muitas descobertas sobre a forma de estudar, não é mesmo? Mesmo seguindo os métodos mais tradicionais, em casa é possível ter diferentes momentos de estudos que, muitas vezes, achávamos que eram apenas de lazer, ou novas maneiras de organizar os conteúdos. Para te dar mais algumas ideias, reunimos dez maneiras de estudar em casa. Confira!

Assistindo a filmes e documentários 

Em casa, é comum assistirmos a filmes no momento de lazer. Então, que tal escolher alguns longas que envolvem assuntos que você está estudando no momento? Existem muitos filmes que mostram momentos históricos ou documentários que aprofundam mais sobre determinados assuntos e que podem mostrar novas visões sobre os temas. Com certeza os filmes irão clarear a sua mente e fazer com que você se interesse ainda mais pelos estudos, além de ser divertido!

Desenhando

Colocar as coisas no papel é uma das formas de aprendizagem mais tradicionais e eficientes para muitos estudantes. Ver o conteúdo visualmente, como um desenho, pode ajudar muito no entendimento das matérias, além de ser mais dinâmico. Às vezes, ler o conteúdo em livros e resumos fica cansativo, por isso uma dica é desenhar mapas mentais sobre assuntos mais específicos do conteúdo (como as células de biologia), fazer linhas do tempo etc. Aproveite para usar cores, formas e exercitar a sua imaginação.

Acompanhando videoaulas e podcasts

Existem muitos canais no YouTube que abordam muitas disciplinas e assuntos das escolas ou cursos. Pelos vídeos, é possível prestar atenção nos detalhes, pausar quando quiser, anotar algo ou voltar para rever uma informação, por exemplo. Além disso, você pode procurar mais de um sobre determinado assunto para ver diferentes abordagens, ajudando a associar os conteúdos. Você também pode acompanhar os podcasts sobre assuntos diários, como jornais, ou sobre disciplinas, como história. Reserve um tempinho para ouvi-los enquanto relaxa, assim a sua mente absorverá as informações facilmente. 

Fazendo resumos

Uma dica mais clássica quando o assunto é estudar, mas que nunca sai de moda: fazer resumos. Enquanto você estuda acompanhando um livro ou fazendo pesquisas na internet, vá resumindo as principais ideias do texto. Assim, fica mais fácil de identificá-las e pode sinalizar uma dúvida que surgiu ou algo que quer rever. Além disso, fazer esquemas associando os conteúdos também é uma ótima ideia! Aproveite para testar e descobrir qual é a melhor maneira de estudar para você.

Realizando exercícios

Reunir alguns exercícios relacionados à matéria estudada e resolvê-los é ótimo para praticar o conhecimento adquirido, para fixar e para compreender o conteúdo. Em matemática e física, por exemplo, é importante treinar a solução dos problemas.

Aplicando um método de estudo

Existem alguns métodos de estudo para facilitar o dia a dia, como se fossem um “guia”. Pesquise e escolha um deles para aplicá-lo durante os estudos, pois isso ajudará a economizar tempo e a ser produtivo. Um dos mais conhecidos é o método Pomodoro, o qual você estuda em blocos de 25 minutos e faz pausas de 5 minutos. 

Você também pode usar métodos mais alternativos, como gravar a matéria em áudio, criar um questionário para cada tópico estudado, entre outra coisas, seguindo sempre o que for mais eficiente para você!

Formando grupos de estudo

Uma vez por semana ou a cada 15 dias, você pode chamar os seus amigos para fazer um grupo de estudos por videochamada. Organize atividades; realize debate sobre temas interessantes; escute o ponto de vista dos seus colegas; escolha um livro que pode cair no vestibular para conversarem sobre ele; e troquem indicações de filmes e podcasts que colaboram com os estudos. 

Montando um caderno de anotações

Pegue um caderno ou celular e faça anotações diversas sobre os assuntos, vocabulário e dúvidas que aparecem durante o dia e que podem ser pertinentes. Tire um tempinho para pesquisar sobre tudo isso que anotou e você verá como pode aprender coisas novas em momentos simples do seu dia.

BÔNUS: treinando a memória

Em casa, você pode aproveitar para melhorar a sua capacidade de memorização. Essa habilidade está muito ligada ao aprendizado e você pode treiná-la jogando xadrez, montando um quebra-cabeça ou decorando números de telefones e itens que ficam em um cômodo da sua casa, por exemplo.

Gostou das nossas dicas para você estudar em casa? Fique ligado no blog da People e veja outros posts sobre estudos.

Saiba como se adaptar às novas tarefas em casa

Como não se distrair com as tecnologias e focar nos estudos

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!