As principais assistentes de voz para a sua casa

Atualmente, existem três principais assistentes de voz para uma casa, tornando-a inteligente: Alexa, Siri e Google Assistente. Através de celulares e aparelhos como Echo Dot, HomePod e Google Home, respectivamente, as assistentes auxiliam no dia a dia das casas com perguntas, respostas e comandos. Com o passar do tempo, os três sistemas estão invadindo os lares pelo mundo e estão cada vez melhores na compreensão de voz. Quer saber mais sobre cada um deles? Acompanhe o post que fizemos!

Siri

Criada pela Apple, a Siri é a mais velha assistente virtual existente, estando presente desde 2010. Ela executa as tarefas do dia a dia e puxa informações dos serviços da Apple, oferecendo opções mais personalizadas. A Siri pode abrir aplicativos, fazer ligações, enviar mensagens, adicionar lembretes, fazer pesquisas na internet, ativar alarmes e controlar outros dispositivos domésticos inteligentes da casa (que sejam compatíveis). 

Às vezes, ela conta piadas e canta, além de responder perguntas de um jeito divertido. A Siri executa suas funções apenas para aparelhos com sistemas iOS e em carros que possuem Apple CarPlay. Para ela funcionar, diga “E aí, Siri.”, chame usando o botão home (para iPhones anteriores à geração X) ou pressione o botão lateral do celular (para geração acima da X). 

Google Assistente

Esse é um dos sistemas mais avançados, integrados e completos, já que tem a força de pesquisa do Google. Ele foi criado em 2016, como uma extensão do Google Now, e inicialmente estava presente em smartphones, no Google Pixel e no Google Home, mas agora é possível encontrar em Androids e na Android TV. Com esse sistema, é possível controlar os dispositivos de casa, mudar músicas, agendar compromissos, enviar mensagens, ouvir notícias, ler notificações e muito mais. O Google Assistente tem parceria com outras empresas que possuem aparelhos compatíveis, como LG, Logitech, Samsung SmartThings, TP-Link, Philips Hue, iRobot, Honeywell, WeMo e Osram

Para ativar o assistente, também use poucas palavras, assim como com a Siri. Diga, “OK, Google.” ou “Ei, Google.”, além de comandos de voz como “Qual a previsão do tempo?”, “Qual o restaurante mais próximo?”, “Ligar para João.”, “Lembrar de comprar o presente da Ana.” etc. 

Amazon Alexa

A assistente de voz da Amazon, Alexa, deixa toda a sua casa conectada e está cada vez mais popular por conta do dispositivo que faz parte da família de produtos Echo (Echo Dot, Echo Show 5 e Echo). Ela ajuda a realizar tarefas e controlar dispositivos domésticos que são compatíveis, possui alarmes e lembretes, controla músicas e pesquisa na internet. Além disso, o destaque e diferencial em relação aos outros sistemas de voz é o fato de a Alexa ser mais uma amiga do que um robô. 

Para ativar, diga “Alexa” e fale o que ela deve fazer, ou pergunte algo como “Alexa, quais são as notícias?”, “Alexa, onde estão meus pedidos?” ou “Alexa, me acorde amanhã às 8 da manhã”. Nela, também estão disponíveis comandos de privacidade como, “Alexa, apague tudo o que eu disse hoje.”, “Alexa, fale o que você ouviu.”, “Alexa, apague o que eu acabei de falar.” etc. 

Essa assistente de voz possui habilidades como pedir um Uber, ouvir rádio e podcasts no Spotify, além de checar o nível de combustível e de bateria de carros com sistema compatível. A Alexa realiza as tarefas sem você usar as mãos, como pedir para mudar de música enquanto cozinha ou acender e apagar as luzes de casa. Você também consegue realizar videochamadas com outras pessoas que possuem dispositivos compatíveis com o Echo, através do Amazon Echo Show

Gostou de conhecer as três principais assistentes de voz para a sua casa que estão disponíveis no mercado? Fique ligado no blog da People para ler mais sobre tecnologia:

Tendências da tecnologia para 2020

Os comandos de voz mais úteis para usar com a Siri

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!