CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

7 profissões que são a cara do futuro

Veja algumas carreiras que estarão em alta daqui a alguns anos!

postado 12 de fev de 2019

Um mundo hi-tech com telas e robôs por todos os cantos: é essa a principal visão quando se fala sobre o futuro. E ela está correta; a tendência para os próximos anos é um crescimento exponencial da tecnologia, que vai alterar nosso modo de viver e de trabalhar. Nesse sentido, há algumas profissões que serão bem características da época, como as que separamos a seguir!

Desenvolvedor de IA

O conceito de inteligência artificial - que envolve a criação de sistemas autônomos capazes de simular o raciocínio humano - pode ser aplicado em diversas áreas, desde um algoritmo que reconheça feições em redes sociais até uma grande máquina utilizada em cirurgias médicas. Com o aumento da demanda, será preciso capacitar profissionais encarregados de alimentar o mercado. A formação educacional na área envolve os estudos de temas como a programação de computadores e a robótica.

Engenheiro automotivo

A profissão não é nenhuma novidade. A questão é que ela deve passar por grandes transformações nos próximos anos, tudo graças às medidas de proteção ao meio ambiente. A Alemanha, por exemplo, já determinou que até 2030 os carros movidos a motor a combustão parem de rodar nas ruas. Outros países devem seguir o mesmo caminho, e a tendência é que as fábricas invistam em novas alternativas, como veículos elétricos e carros autônomos.

Especialista em segurança de dados

A profissão - já existente - tende a passar por um boom na demanda, bem como por uma valorização dos profissionais. Já nos dias atuais, empresas e governos realizam grande parte de seus processos por softwares de computador e pela internet. O especialista em proteção de dados cria mecanismos para assegurar que tudo funcione com segurança, prevenindo-se de invasões e ataques.

Além disso, a profissão pode ter um caráter legislativo. Nos últimos anos muito tem-se discutido sobre privacidade na rede, principalmente em razão dos vazamentos de dados de redes sociais, por exemplo. Os grupos de segurança digital têm como objetivo formular leis que aumentem a proteção dos usuários e determinem os tipos de informações disponibilizadas às empresas.

Engenheiro na área de energias alternativas

Os investimentos em energias sustentáveis devem ir muito além da mobilidade urbana. A tendência é que empresas e governos busquem novas fontes renováveis, como a produção eólica ou a captação de energia solar. O uso dos combustíveis fósseis tende a ser reduzido dentro das indústrias, optando-se pelo desenvolvimento de máquinas alimentadas por outras fontes.

Produtor de conteúdo multiplataforma

Em épocas passadas, as pessoas dispunham de poucas fontes de entretenimento; era rádio, TV ou cinema. Com a internet, isso mudou bastante, e novas plataformas de conteúdo surgiram. O YouTube e o Instagram são exemplos disso e, atualmente, são muitos os profissionais focados em produzir para esses veículos. A tendência para o futuro é uma demanda ainda maior de conteúdo para as mais variadas formas, como podcasts, Insta Stories, vídeos e tudo mais que a tecnologia propiciar.

Desenvolvedor mobile

Pedir um jantar, pegar um carro para se deslocar até o mercado, encontrar um endereço ou um crush: todos esses são processos feitos por aplicativos de celulares. É possível citar uma série deles e perceber como o mercado tem transformado a vida das pessoas. A tendência é que, com o desenvolvimento de novos suportes - como os dispositivos da internet das coisas e as assistentes pessoais - aumente ainda mais a demanda para a produção de softwares mobile.  

Engenheiro de automação

A carreira também já existe nos dias atuais, mas a tendência é que sua atuação cresça ainda mais. Ao pensar em um futuro em que as empresas estarão contando com máquinas e sistemas autônomos, é necessária a presença de um profissional que consiga entender tudo isso e integrar o serviço da tecnologia com o trabalho humano. O engenheiro precisa entender as necessidades da empresa e dar as soluções tecnológicas que mais se encaixam em cada caso, buscando produtividade e segurança.

Independentemente da carreira escolhida, você precisa estar por dentro das inovações para o futuro. Conheça nossos cursos e escolha o que mais combina com você!

Cursos People

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu