CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

Para que serve a programação?

Confira esta explicação sobre a programação e seus principais usos.

postado 13 de nov de 2018

A programação de computadores é um dos principais termos associados à tecnologia, afinal, ela é responsável pela criação dos mais diversos produtos. Mas, será que você sabe todas as aplicações práticas que ela pode oferecer?

O que é programação?

Em primeiro lugar, você precisa entender que a maioria dos computadores - engloba-se aqui os mais diversos dispositivos, como smartphones, notebooks, tablets, smartwatches e outros -, ainda não são capazes de pensar completamente sozinhos. Eles processam dados, fazem cálculos e realizam ações de acordo com comandos pré-estabelecidos. Nesse sentido, a programação é o ato da escrita dos códigos entendíveis pelos computadores, permitindo assim que eles realizem as funções pedidas.

Além disso, a programação também envolve os processos de teste e de manutenção, já que softwares, aplicativos e outros produtos podem precisar de atualizações constantes e de melhorias que facilitem a interação com o usuário.

Linguagens de programação

Outro conceito importante se refere ao fato de que o computador só reconhece comandos binários de 0 e 1. Porém, escrever um programa inteiro dessa maneira seria muito complicado. Por isso existem as linguagens de programação, que possuem um conjunto de regras semânticas e sintáticas e oferecem um modo padronizado de comunicar instruções às máquinas.

Cada linguagem de programação possui suas estruturas e suas regras de escrita próprias. Além disso, elas podem ser focadas em determinados tipos de criação, como o Java, por exemplo, responsável pela produção da maioria dos aplicativos para celulares Android.

Aplicações práticas

Todos esses códigos podem permitir às máquinas realizar uma série de ações voltadas para os mais diversos fins, como:

Programas de computador

Esse item engloba os produtos para desktops e notebooks, como softwares de edição de imagem, de processamento de músicas ou de leitura de documentos de texto. Além disso, há uma diversidade de programas que podem ser criados para fins empresariais ou pessoais, para as mais diversas áreas e funções.

Jogos

Os games podem ser colocados como um tipo de software muito focado na interação com o usuário, o que envolve um complexo trabalho de escrita de códigos para criar todas as ações possíveis que o jogador pode realizar. Os jogos podem ser criados para diferentes suportes, como videogames, celulares, computadores e até sistemas web.

Aplicativos

Os apps para celulares também exigem o trabalho da escrita de códigos, visto que os smartphones funcionam de maneira parecida aos desktops ou notebooks. Além disso, eles podem exigir equipes de manutenção focadas em produzir atualizações e corrigir problemas dos aplicativos, facilitando a sua experiência ao pedir comida em casa, por exemplo.

Sistemas web

Os sistemas web oferecem interações muito mais complexas do que os sites, permitindo que o usuário consiga se logar, por exemplo. Uma aplicação conhecida é o Facebook, que funciona como um verdadeiro software acessível por qualquer dispositivo conectado à internet. Além disso, outros serviços se utilizam dessa tecnologia, como as lojas digitais.

Automação

A programação se alia com a robótica para a criação de sistemas autônomos capazes de realizar as mais diversas funções, desde um robozinho que limpa o chão da casa até modernos braços mecânicos que realizam cirurgias complexas. Além disso, a automação não precisa possuir uma figura robótica, e pode ser exemplificada por softwares inteligentes e aptos a realizar suas funções com certa autonomia.

Um campo aberto

As tecnologias dos computadores, da internet e da robótica estão em pleno desenvolvimento. Portanto, inovações surgem e ampliam as possibilidades de aplicações criadas pela programação. Nesse sentido, alguns termos viram tendência, como a internet das coisas e os assistentes pessoais. O futuro da área vai depender muito dos jovens, responsáveis por avançar os estudos e trazer novos recursos para a computação e a tecnologia.

Parte lúdica da programação

Além da aplicação prática e criativa da programação para as mais diversas soluções, o aprendizado desse tema é fundamental para o desenvolvimento dos jovens. A tecnologia estará cada vez mais presente na vida deles, o que exige que eles estejam aptos a interagir com ela.

Ao trabalhar com conceitos de lógica e de matemática, a programação contribui muito para o desenvolvimento do raciocínio e do pensamento sistêmico dos jovens. Além disso, o trabalho minucioso da escrita de códigos treina bastante a concentração e a capacidade de resolução de problemas. Nos posts abaixo nós trazemos mais alguns benefícios que a programação pode trazer para os estudantes!

Por que a programação pode ser tão importante quanto o inglês no futuro
 

5 profissões que você não sabia que utilizam programação no dia a dia

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu