5 livros que vão estimular o gosto pela leitura no seu filho

Videogames, redes sociais, plataformas de streaming e conteúdos on-line quase ilimitados. Hoje em dia, a competição que os livros enfrentam pela atenção das crianças não é nada fácil e, como consequência, estimular o gosto pela leitura nos pequenos é um grande desafio.

Mas por sorte existem alguns clássicos da literatura infanto-juvenil que podem ser grandes trunfos na hora de despertar nas crianças o grande prazer por ler histórias. Separamos cinco indicações de obras para você estimular o seu filho a desenvolver o gosto pela leitura. Confira!

Felpo Filva, de Eva Furnari

(Editora Moderna/Divulgação)

Premiado em 2007 com o Prêmio Jabuti, o livro Felpo Filva narra a história do poeta Felpo, um coelho bem diferente dos demais, muito neurótico e pessimista - traços que são perceptíveis em suas rimas. No entanto, o personagem é surpreendido quando recebe uma carta de Charlô, fã atrevida que decide lhe escrever e criticar seu trabalho.

Logo as coisas mudam um pouquinho: através de correspondências, os personagens passam a discutir sobre diversos temas e, aos poucos, percebemos como tal amizade altera as suas percepções do mundo. O livro é interessante também em sua materialidade, já que mistura cartas, fábulas, textos e ilustrações. Eva Furnari, autora da obra, já escreveu mais de 60 títulos e possui grande reconhecimento no mundo literário nacional e internacional.

Marcelo, Marmelo, Martelo, de Ruth Rocha

(Editora Salamandra/Divulgação)

Já imaginou como seria reinventar o nome dos objetos à sua volta? Marcelo, um menino curioso e inquieto, decide começar a mudar como tudo aquilo que está à sua volta se chama. Em meio a maluquices poéticas, o personagem cativa pelo ar divertido e ganha espaço na imaginação de muitos pequenos leitores. A obra é considerada o best-seller da autora Ruth Rocha e também um dos maiores sucessos do mercado editorial nacional - o livro soma mais de 70 edições e 20 milhões de exemplares já vendidos.

O Discurso do Urso, de Júlio Cortázar

(Editora Galera/Divulgação)

O argentino Júlio Cortázar traz nesse livro sua primeira aventura em direção aos contos infantis. Ainda movido pelas características da literatura fantástica, o autor nos apresenta o mundo humano, agora pela ótica de um pequeno urso. O animal passeia pelas tubulações de esgoto da cidade e, audacioso, explora o cotidiano dos seres humanos com muita curiosidade. O texto, extremamente sensível, é complementado por ilustrações do artista Emilio Urberuaga.

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

(Editora Zahar/Divulgação)

Classificada como uma das maiores obras nonsense de todos os tempos, Alice no País das Maravilhas apresenta um enredo especial para aqueles que adoram coisas impossíveis e mundos imaginários - ou talvez nem tão imaginários assim. Publicado por Lewis Carroll em 1865, a história já inspirou inúmeras releituras audiovisuais, e seus personagens nutrem grande espaço no coração do público.

Na obra, acompanhamos a história de Alice Kingsley, uma garota que, tomada por uma curiosidade sem tamanho, segue um coelho atrasado para seu compromisso e acidentalmente cai em sua toca. Diferentemente do que deveria acontecer, a menina encontra um mundo completamente lúdico, com criaturas antropomórficas e seres antes inacreditáveis. Nessa nova realidade, Alice precisa lidar com diversas decisões enquanto enfrenta desafios e lida com alguns contratempos.

20 Mil Léguas Submarinas, de Jules Verne

(Editora Zahar/Divulgação)

Verne figura entre os autores que criaram o gênero literário da ficção científica. Com uma criatividade além de seu tempo, teceu romances com máquinas e invenções que nem sequer haviam sido projetadas  enquanto estava vivo. Apesar de publicado há muito tempo - entre março de 1869 e julho de 1870 - o enredo de 20 Mil Léguas Submarinas ainda conquista fãs pelo mundo.

No livro, acompanhamos um fato intrigante: diversos navios ao redor do mundo começam a ser atacados pelo que parece ser um grande monstro marinho. Nesse cenário, o professor Aronnax, seu fiel criado Conselho e Ned Land, um dos maiores arpoadores do mundo, recebem a missão de encontrar tal ameaça. No entanto, o plano sai completamente do controle e os três são capturados pelo navio Náutilus, embarcação misteriosa comandada pelo capitão Nemo e a verdadeira origem dos ataques. Agora, em muitas léguas submarinas, os personagens irão vivenciar aventuras conflituosas.

A leitura é uma oportunidade lúdica para desenvolver a criatividade, contribuindo para a formação pessoal e emocional das crianças. Transformar a leitura em um hábito é, portanto, uma ótima oportunidade para explorar novos sonhos, histórias e desejos, deixando um pouquinho de lado a fugacidade do universo virtual.

Aproveite e confira mais alguns posts que você pode achar interessantes:

Como ajudar as crianças a aprenderem brincando?

Por que é tão importante ser curioso?

Capacite-se com a People!

Comece já a complementar suas habilidades. Confira todas as qualificações da People e aumente suas chances no mercado de trabalho!