Brincadeiras que estimulam a criatividade do seu filho

Conforme os anos passam e as gerações mudam, mais temos que buscar maneiras de deixar os filhos conectados com seu desenvolvimento físico e cognitivo. A criatividade, além de ser um escape da realidade, é uma habilidade que permite rápido raciocínio lógico e facilidade para resolução de problemas, entre outros aspectos essenciais para a vida adulta.

Sendo assim, é essencial que os pais encontrem formas não só de entreter, mas também de proporcionar o desenvolvimento adequado das crianças e adolescentes. Veja algumas brincadeiras que podem te ajudar nessa tarefa:

Jogar Minecraft

Nos últimos anos,os jogos de computador têm ganhado grande atenção do público adolescente e jovem, e o Minecraft é um deles. Esse jogo permite a interação com programação, arte, arquitetura e muita criatividade para criar praticamente o que quiser em um amplo espaço virtual. O jogo funciona como uma espécie de blocos de montar do mundo digital.

Brincadeiras ao ar livre

O alto nível de interesse pelo digital fez com que as novas gerações perdessem o contato com a natureza. É claro que a tecnologia tem muito a acrescentar, mas são inegáveis os benefícios das brincadeiras ao ar livre. Além de serem grandes aliadas da saúde, autonomia e aprendizagem dos pequenos, também são uma ótima forma de estimular a criatividade. A partir do momento que não há brinquedos prontos e a necessidade de criar as próprias brincadeiras aparece, a criatividade é incentivada.

Cozinhar

Além de proporcionar excelentes momentos em família, cozinhar estimula não só a criatividade, mas também experiências com o paladar, cheiros e texturas. Apesar de ser divertido para crianças, pode ser ainda melhor para adolescentes. Como já possuem algumas noções de cozinha, é mais fácil de associarem sabores para criar uma refeição digna de aplausos.

Praticar esportes

Os benefícios físicos dos esportes são bem conhecidos, mas pouco se fala dos benefícios cognitivos. A combinação entre formas de abordagem, estratégias de jogo e trabalho em equipe são essenciais para os estímulos criativos.

Desenhar

Mesmo que pareça uma atividade infantil, os desenhos são formas de expressão fundamentais para quem almeja desenvolver a criatividade. O desenho é uma ótima oportunidade não só para manter a imaginação ativa, mas também para criar uma linha lógica de ideias e pensamentos, o que ajuda a compreender melhor os aspectos pessoais e as relações com o mundo.  

O aprendizado em cursos extraclasse serve para despertar o desenvolvimento adequado dos pequenos. Seja com outros idiomas, robótica, ou cursos de informática, além de ajudar nessa fase da vida, são também preparadores para o mercado de trabalho.

Gostou desse conteúdo? Veja outros posts que podem te interessar:

Entenda por que o Minecraft é mais que um jogo

7 maneiras como a robótica pode mudar o mundo

Como ajudar as crianças a aprender brincando?

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!