planilhas gastos excel

Como fazer sua planilha de gastos no Excel

Priorizar a saúde da nossa vida financeira pode ser um desafio para muitas pessoas, mas é um passo importante para realizar sonhos e alcançar nossos objetivos. Por isso, nesse artigo, te ensinaremos o passo a passo para criar uma planilha de gastos no Excel e manter suas contas sob controle, acompanhe!

 

Antes de mais nada: por que é importante controlar os gastos?

Temos a tendência de gastar mais do que ganhamos. E nem precisam ser valores altos: às vezes, mesmo os pequenos gastos do dia a dia podem desequilibrar nossas finanças e nos fazer terminar o mês no vermelho. Assim, sempre temos a impressão de que não ganhamos o suficiente e nunca sobra dinheiro para realizar um sonho ou manter uma reserva de segurança.

Mas, se você colocar no papel (ou na tela do computador) todos os seus gastos, poderá ter uma ideia real do destino do seu salário e será capaz de traçar estratégias para economizar. Isso te permitirá guardar uma graninha para investir em capacitação profissional, para fazer aquela viagem que você sempre quis ou para empreender em seu próprio negócio.

Agora que você já sabe a importância de manter o controle sobre o seu dinheiro, conheça o passo a passo para fazer sua planilha de gastos no Excel.

 

Primeiro passo: crie a estrutura da planilha

Crie uma coluna para cada mês do ano e uma linha para cada tipo de despesa. Você pode separar as despesas por tipo, como “Alimentação” e “Moradia”, por exemplo, e dentro de cada grupo especificar o gasto, como “supermercado”, “farmácia”, “aluguel” e “conta de luz”. Assim, fica fácil visualizar no que você está gastando mais.

Aconselhamos que deixe uma linha para poupança ou investimento, mesmo que você ainda não esteja poupando, já que a ideia, aqui, é organizar suas despesas para conseguir guardar dinheiro.

Outra dica: deixe linhas para imprevistos e também para anotar os pequenos gastos do dia a dia, como o lanche na padaria e o cafezinho após o expediente. 

 

Segundo passo: preencha a planilha

Agora é a hora de listar todos os seus gastos fixos e variáveis e incluir na planilha. Coloque tudo, mesmo que pareça ser um valor insignificante. 

Crie uma linha para inserir o Total dos seus gastos, outra com o seu Salário e uma de Situação, que irá te mostrar se sobrou ou não dinheiro após os pagamentos das contas.

Terceiro passo: calcular os gastos

O Excel te permite calcular com facilidade o total dos seus gastos. Para isso, clique sobre a célula referente ao Total de Gastos daquele mês e digite e seguinte fórmula:

=SOMA(letra e número da primeira célula com valor de gastos: letra e número da última célula com valor de gastos)

Por exemplo: =SOMA(B2:B14)

Ao apertar a tecla ENTER aparecerá o seu gasto total.

 

Quarto passo: calcular a situação 

Agora que você já sabe o quanto gastou no mês, é hora de saber se faltou ou sobrou dinheiro. Para isso, primeiro, preencha a célula referente ao salário com o total que recebeu no mês (incluindo salários, alugueis, mesadas e qualquer outro tipo de recebidos que você tenha).

Depois, clique sobre a célula referente à Situação daquele mês e digite e fórmula:

=letra e número do Salário do mês - letra e número do Total de Gastos do mês

Por exemplo: =B16-B17

Ao apertar a tecla ENTER aparecerá o seu gasto total.

 

Quinto passo: analisar as informações

Agora você já tem em mãos a sua planilha de gastos em Excel. Então, chegou a hora de analisar as informações.

Em primeiro lugar, veja se o cálculo de Situação te mostra que você gasta mais ou menos do que ganha. Se estiver faltando dinheiro, significa que economizar é uma ação emergencial para manter sua saúde financeira. Se está sobrando, é hora de pensar sobre o destino desse dinheirinho a mais – uma viagem ou curso são boas ideias.

Depois, tente descobrir quais são os gastos que podem diminuir. Por exemplo, se perceber que está pagando muito alto na conta de luz, talvez seja o momento de tentar manter mais luzes apagadas ou lembrar de desligar a TV antes de dormir. Trace estratégias que você pode cumprir para diminuir seus gastos.

Você pode, inclusive, criar gráficos e utilizar cálculos de porcentagem que são muito simples de serem feitos no Excel, para deixar sua planilha mais interessante e fácil de ser compreendida. 

Estabeleça metas e se esforce para cumpri-las, colocando prazo para serem alcançadas. E mantenha o compromisso de utilizar essa planilha de gastos todos os meses, garantindo que seu dinheiro está sendo usado da melhor forma possível. 

 

E se você se interessa por Excel e quer aprender mais sobre ele, que tal conhecer o curso de Expert em Excel da People? Domine essa ferramenta e se destaque no mercado de trabalho!