Entenda como um game se transforma em um E-Sport

Os esportes eletrônicos ou e-Sports vieram para revolucionar a indústria dos games. A modalidade de competição profissional com videogames não é nova e vem crescendo a cada ano. 

 

Os torneios podem acontecer online ou em lugares reais organizados pelo dono do campeonato e funcionam como os esportes tradicionais, os jogadores ou equipes se enfrentam em partidas, com direito a prêmios em dinheiro para os campeões e vice-campeões. Existem campeonatos no mundo inteiro, as finais do mais famosos e populares acontecem normalmente em arenas e reúnem milhares de espectadores. 

 

Origem do e-Sports 

Surgiu na Coreia do Sul e em alguns pontos da Ásia e Europa. Na Coreia do Sul o e-Sports é uma modalidade competitiva reconhecida oficialmente desde o ano 2000. A primeira competição oficial contou com mais de 10 mil players e foi organizada em 1980, o jogo do campeonato foi “Space Invaders Championship” e foi fundamental na popularização do videogame pelo mundo. 

 

Popularização no Brasil 

No Brasil, esta modalidade ainda está crescendo, apesar de já existir jogadores brasileiros que participam de campeonatos mundiais. O campeonato mais famoso brasileiro é o CBLOL, ou campeonato brasileiro, existe também eventos como Brasil Mega Arena e Brasil Game Show que promovem seus próprios torneios de e-Sports, contemplando diferentes jogos e premiações. 

 

Como um jogo se transforma em e-Sports?

Um jogo só pode fazer parte do e-Sports se sua modalidade envolve disputa entre duas ou mais pessoas, sejam individuais ou equipe contra equipe. Além disso, a modalidade deve ser executada em partidas sincrônicas, ou seja, disputada pelos competidores ao mesmo tempo. 

As partidas podem ser realizadas tanto presencialmente, com os atletas no mesmo lugar, como online. Há no mercado diversos formatos de games, se um jogo possui todas as possibilidades competitivas, profissionais, valor de investimento, mas não está preparado para que a audiência o acompanhe, ele precisa evoluir para se encaixar como Esporte Eletrônico. Os jogos assíncronos, que acontecem enquanto um competidor faz o seu jogo e só depois o adversário pode jogar, não é considerado pela Confederação Brasileira de e-Sports, um esporte eletrônico. 

 

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!