CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

Expressões em inglês mais usadas nos games

Deixe de ser newbie e entenda o significado das principais expressões gamers.

postado 09 de nov de 2018

Videogame não é mais brincadeira de criança. Segundo Marcelo Tavares, organizador da Brasil Game Show, em entrevista à GloboNews, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking de países com o maior número de jogadores em todo o mundo - são mais de 60 milhões de players brasileiros.

Maior que a paixão dos gamers pelo seu estilo de vida - e realidade alternativa -, só o extenso dicionário de expressões dessa galera vidrada em aventuras e quests online. Os fãs de videogame utilizam um vocabulário particular e bem diferente, desenvolvido a partir de termos presentes nos jogos ou mesmo adaptados ao português.

Para você que está entrando neste universo e não quer pagar de newbie, ou só ficou muito curioso para descobrir o significado por trás dos termos que os seus amigos usam no dia a dia, nós listamos as principais expressões do mundo gamer e os seus significados. Aperta o play!

Dicionário gamer: as principais expressões

AGI. Abreviação de Agility, corresponde ao atributo de agilidade do personagem.

AoE. Sigla para Area of Effect, significa as habilidades que causam determinados efeitos em áreas extensas do jogo, como explosões, por exemplo.

BAN ou Banir. Ao utilizar um bot ou hack para ganhar vantagens, o jogador pode ser banido do game.  

Backline. Em tradução livre, a expressão significa linha de trás. É o nome dado ao grupo de personagens mais frágeis do time e que geralmente dão mais dano.

BOT. Simplificação de Robot, diz respeito a hackers que utilizam um programa de inteligência artificial para controlar seu personagem e jogar sem esforço, conseguindo novas skills ou xp.

BUFF. Nome dado aos atributos positivos que melhoram as skills do personagem durante um período de tempo determinado.

  1. CC. Abreviação de Crowd Control, faz referência a habilidades que controlam vários inimigos, deixando-os debilitados.

Char. Sigla simples para character, palavra em inglês que significa personagem.

Cheat. Trapaça utilizada para ganhar algum tipo de vantagem sobre os demais personagens que participam do jogo. Aquele que trapaceia é chamado de cheater.

Combo. Corresponde a uma combinação de ataques e diversas habilidades que, quando utilizadas em uma ordem específica, causam dano ao oponente ou podem deixá-lo imobilizado. Pode ser um ataque solo ou em grupo - permitindo que o time vire a partida.

Cooldown. Em tradução livre, o termo se aproxima de resfriar. É usado para designar o tempo que o personagem demora para recarregar e utilizar uma habilidade novamente.

Counter. Expressão usada para se referir aos personagens que têm a capacidade de se sobrepor a outros ou diminuir as capacidades de seu inimigo. Também existe a versão “abrasileirada” counterar.

Debuff. Característica capaz de anular a skill ou o atributo de um personagem por um tempo limitado.

DEX. Abreviação de Dexterity, corresponde ao atributo de destreza do personagem.

DPS ou Damage per Second. O termo, cuja tradução é Dano por Segundo, se refere a quanto dano um personagem consegue causar aos demais jogadores durante um combate. É comum em jogos MOBA ou MMORPG.

Dispell. Nome dado à habilidade de remover buffs (de adversários) ou debuffs (de aliados). Normalmente, é utilizado em jogos de MMORPG.

Easter Egg. Mensagem oculta escondida no jogo pelos desenvolvedores - na maior parte das vezes, com teor cômico.

Fair Player. Jogador que participa do game de maneira correta, sem hacks ou exploits.

Farmer. Jogador que, dedicado a conseguir um item específico, passa boa parte do jogo no mesmo local e enfrentando sempre os mesmos monstros e inimigos.

Frag. Também pode ser designado por Kill ou Ponto, e quer dizer que o player matou alguém durante a partida.

FPS. Nome dado aos jogos nos quais o jogador tem a mesma visão que o personagem. A sigla corresponde a First Person Shooter.

Full Support. Nome dado aos jogadores que se comprometem a atuar como suporte de outros membros da equipe, promovendo maneiras de aumentar suas skills.

Gank. Ação de emboscada organizada por um time com o objetivo de desestabilizar os inimigos.  

  1. GG. A expressão é a abreviação de Good Game, utilizada pelos players para se referir a uma boa partida.

Game Master ou GM. Nome daqueles que trabalham para os administradores do jogo. Tem como função principal banir jogadores que utilizam hacks e ajudar a comunidade gamer.

Guild Master ou GM. O termo é a referência ao Mestre de um Clã, personagem cujo poder consiste em banir os jogadores que não joguem segundo as regras preestabelecidas pela equipe.

Guild. Também chamado de Guilda ou Clã, corresponde a um grupo de jogadores que se reúne dentro do jogo, durante um determinado período de tempo, para cumprir novas tarefas.

Healer. Jogadores que possuem a especialidade necessária para curar ou dispellar outros personagens.

  1. HP. Abreviação de Hit Points ou Health Points, esse índice marca quantos pontos de vida o jogador possui.

INT. Abreviação de Intelligence, corresponde ao atributo inteligência do personagem.

  1. KS. O Kill Stealer constitui no roubo de uma presa já enfraquecida por outro jogador. Nesta ação, o personagem recebe os itens ou o xp que inicialmente pertencia a quem confrontou o monstro desde o início.

LAG. Em português, significa lentidão. O problema consiste essencialmente em uma falha no servidor, não permitindo que o jogador receba a resposta para sua ação - ou mesmo impedindo que o comando acionado chegue ao servidor do próprio jogo.

Lock. Palavra em inglês, significa travar. Normalmente, é utilizada para dizer que o jogador “travou a sua mira” sobre alguém.  Também derivou daí a expressão lockar, em português.

LVL. Abreviação de level, ou seja, nível em tradução livre. A expressão possui dois significados diferentes. Pode tanto fazer referência ao nível do jogador - quanto maior suas skills e xp, maior seu nível - ou identificar qual é a fase atual do jogo.

MOB. Abreviação de Mobile Object, é uma iniciativa em grupo de games online que consiste na reunião de muitos jogadores para, em conjunto, matar diversos monstros ao mesmo tempo e adquirir mais xp.

MVP. Esta sigla se refere ao Most Valuable Player, jogador capaz de causar muito dano ao chefe do jogo e que, consequentemente, torna-se o personagem mais “valorizado” da partida.

Newbie. Essa abreviação deriva da expressão New Boy - Garoto Novato, em português. É muito usada pelos jogadores com mais experiência para se referir aos novatos do jogo.

NOOB ou NUB. Derivação do termo anterior, faz referência aos jogadores veteranos que se comportam como novatos despreparados no decorrer do jogo.

Nuker. Jogadores cujo personagem se dedica a aprender e aplicar golpes capazes de causar grandes danos aos monstros do jogo. No entanto, não apresentam grande capacidade de defesa.

Quest. São as missões que existem dentro de um jogo. Ao completá-las, o jogador pode receber novas skills, xp ou outros itens interessantes.  
 

Quest Maker. Um Non-playable Character é um personagem desenvolvido para integrar o storytelling do jogo e não é controlado por ninguém. Em alguns games, seu único objetivo é propor novas quests e instigar os jogadores a completá-las.

Rage. Em tradução livre, significa raiva. A expressão é usada quando um dos jogadores fica muito irritado com o jogo.

Rage Quit. No mesmo sentido da anterior, essa expressão é utilizada quando um jogador fica muito irritado e abandona a partida. A atitude é entendida como negativa, uma vez que o time fica com um player a menos.

Respawn. É o nome dado à região para a qual os personagens voltam quando morrem.

Rushar. Expressão que designa a atitude de um jogador em atirar para todos os lados, sem nem ao menos perceber quem está atingindo.

Skill. Expressão que designa a habilidade de um personagem.

Skin. É a palavra utilizada para se referir à parte estética do personagem, normalmente sua roupa, pele ou aparência.

Stun. Traduzido para o português, significa atordoar.

STR. Abreviação de Strenght, corresponde ao atributo de força do personagem.

Tanker. A palavra, cuja tradução livre é tanque, corresponde aos personagens que recebem o dano dos inimigos e monstros, protegendo os demais integrantes da sua equipe.

Upar. Verbo “abrasileirado” e derivado da expressão Up to, em inglês. A expressão descreve quando um personagem decide enfrentar um monstro com o único objetivo de conseguir mais xp.  Também pode ser usada para se referir a um personagem que vai passar de nível - “faltam apenas dois xps para eu uppar”, por exemplo.

Xp. Termo extremamente comum no mundo dos games, é a abreviação de experience. O número de xp determina o nível de um personagem dentro do jogo.

E aí, curtiu as expressões? Sempre que rolar dúvida, basta consultar nosso dicionário e, na hora, já entender o que seus amigos estão dizendo durante a call. Aproveite e confira 5 sugestões de games curtos para zerar rapidinho ou aposte em qual franquia vence esta batalha de games.

Tecnologia é na People!

Gosta de tecnologia e quer ingressar na área? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu