O que vai mudar na próxima geração de consoles?

Os fãs de games já sentem a ansiedade chegando! As novas gerações dos consoles mais queridos estão quase saindo do forno. As gigantes Sony e Microsoft confirmaram alguns boatos e deixam os gamers cada vez mais curiosos com as diversas especulações sobre seus novos videogames. Neste post, reunimos todas os boatos e as expectativas sobre o tema, assim como as informações que já foram confirmadas sobre o PlayStation 5 e o Xbox Two. Se liga!

PlayStation 5

Apesar de ainda não ter o seu nome oficial divulgado pela Sony, o público já está chamando a próxima geração de consoles da marca de PlayStation 5. O substituto do PS4 está gerando expectativas positivas entre os gamers, sobretudo após as recentes divulgações sobre suas novas tecnologias.

Por aqui, nós já contamos que a Sony estará ausente da E3 2019, fato que gerou especulação nesse segmento da indústria. De um lado, acreditam que a empresa não tem conteúdo verdadeiramente relevante para apresentar; do outro, há quem diga que a marca está focando seus esforços criativos no desenvolvimento do novo console e, por isso, a sua participação na E3 seria sutil e poderia ser transformada em uma conferência própria, com caráter mais pontual.

No entanto, tudo indica que os consoles da marca que estão por vir não são atualizações, como foi o PS4 Pro. Recentemente, o site Cnet divulgou informações dadas pelo CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, durante evento com investidores em maio de 2019.

Segundo Ryan, o novo console oferecerá serviço de streaming de jogos, o que já revela a estratégia da Sony em apostar nos serviços de transmissão de games e reprodução remota. Ryan também afirmou que o console será compatível com discos Blu-ray e versões digitais dos títulos, as quais podem ser compradas on-line.

Já em relação às características técnicas, ele comentou que o PlayStation 5 terá um processador de oito núcleos baseado na linha Ryzen da empresa AMD. A GPU será personalizada, e traz gráficos estilo ray tracing pela primeira vez para um console de games. Além disso, o CEO afirmou que o PS5 contará com uma unidade de estado sólido (SSD).

O som 3D também está entre os diferenciais, e os desenvolvedores esperam trazer maior qualidade de áudio e som imersivo. O console também terá compatibilidade retroativa com os games de PS4, mas é válido frisar que não há certeza sobre quais títulos não conseguirão rodar no console devido à melhora expressiva na placa gráfica.

A placa de informação e o tempo de resposta também serão muito mais rápidos, o que indica um desempenho surpreendente e a capacidade para rodar imagens com qualidade de até 8K - desde que você tenha uma televisão apropriada para isso, é claro.

Xbox Two

Assim como o PS5, a nova geração do Xbox One vem deixando os fãs ansiosos com os boatos sobre suas características. Internamente, o projeto  da Microsoft é conhecido pelo codinome Scarlett, e acredita-se que ele trará melhorias gráficas significativas e poderá rodar jogos em até 4K. No entanto, há o rumor de que o console pode não incluir entrada para disco físico.

Essa teoria nos leva ao encontro do boato de que o Scarllet não é apenas um único console, mas sim o codinome utilizado para se referir a um projeto com duas variantes. Acredita-se que os modelos em si foram apelidados de Anaconda, console na linha do Xbox One X, mas muito mais poderoso, e Lockhart, um modelo semelhante ao Xbox One S.

Ainda entre os destaques deste lançamento, está o anúncio feito na GDC 2019, em que a Microsoft revelou estar prestes a divulgar um detalhe importante para o universo dos games. Na indústria, há fortes expectativas de que essa novidade será revelada na E3 2019 e será sobre o misterioso Project XCloud.

O projeto está em desenvolvimento há algum tempo, e traz novas propostas de jogo para manter os gamers interessados. Muitos consideram a nova abordagem da marca significativa, sobretudo para os jogadores que estão sempre fora de casa.

De maneira geral, o Project XCloud permite jogar os títulos da Microsoft em qualquer lugar, como no celular, no tablet ou até mesmo em um computador sem placa de vídeo adequada. A única necessidade é que o gadget tenha conexão com a internet, aspecto que permitirá que o jogo seja rodado pelo console na sua casa e enviado em formato de vídeo para o seu celular, por exemplo.

Os videogames do futuro já demonstram a tendência de permitir que o jogador jogue onde desejar. O projeto tem tudo para ser uma resposta ao Google Stadia, nova plataforma de games da Google sobre a qual nós já contamos um pouquinho aqui no blog.

Apresentação e lançamento para venda

Apesar dos muitos mistérios que ainda envolvem os dois consoles, as datas de apresentação e lançamento são as informações que os gamers mais querem descobrir, não é mesmo? Infelizmente, ainda não há nada concreto sobre quando as marcas irão divulgar mais informações sobre seus projetos, ou quando eles serão apresentados, mas muitos boatos apontam que será em 2020, ou que eles podem estar disponíveis para a venda no Natal.

Alguns gamers apostam que os consoles podem ser apresentados ainda neste ano, mas especialistas do segmento afirmam que 2019 é um ano improvável até mesmo para a apresentação dos projetos.

E você, quais são as suas apostas sobre os lançamentos da Sony e da Microsoft? Nós queremos saber a sua opinião nos comentários. :) Se você curte o universo gamer, aproveite a visita ao nosso blog e confira outros posts sobre o assunto:

6 videogames que revolucionaram a indústria dos jogos

INFOGRÁFICO: O mundo dos games em números

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!