linguagem programação

Afinal, o que é e como funciona a linguagem de programação?

 

Você já deve ter ouvido o termo “linguagem de programação” por aí, principalmente se você é do tipo que se interessa por tecnologia e informática. Mas você sabe realmente o que é linguagem de programação, para que ela serve e como ela funciona? Se não sabe, continue lendo e descubra!

 

O que é linguagem de programação e para que ela serve

 

Nós até podemos dizer que a linguagem de programação é a língua entendida pelos computadores. Mas vamos nos aprofundar um pouco mais para entender, de verdade, sobre esse assunto.

 

Os computadores não “pensam” sozinhos. É preciso que alguém mostre para a máquina que tipo de comandos queremos que ela execute – o que chamamos de escrever ou criar um programa. Escrever um programa significa dar instruções completas e detalhadas a um computador sobre como ele deve lidar com os dados inseridos nele. 

 

Mas nós não podemos simplesmente dizer o que queremos usando linguagens como português ou inglês. O processamento dos computadores é um processo físico e matemático, que se concentra inteiramente na tarefa, sem realizar uma interpretação, como fazemos ao ler um texto, por exemplo. 

 

Por isso, ao criar um programa, o programador precisa recorrer a uma série de símbolos, números e regras que permitem a comunicação entre ele e a máquina – a tal linguagem de programação.

 

Então, para termos uma definição concisa, podemos dizer que a linguagem de programação é uma linguagem formal que, através de símbolos, regras, palavras-chaves e números, permite a comunicação entre o programador e o computador na criação de ordens a serem executadas pela máquina.

 

Os tipos de linguagem de programação

 

Existem dois tipos de linguagem de programação: as de baixo nível e as de alto nível:

 

As linguagens de baixo nível são totalmente voltadas à máquina e seus processos internos. Fazem parte desse tipo as “linguagens de máquina”, que são códigos binários formados por 0 e 1, e também a linguagem Assembly.

 

Já as linguagens de alto nível são mais fáceis de serem entendidas pelo programador, pois se aproximam das linguagens utilizadas por nós. Mas, para funcionarem, precisam de tradutores e compiladores, que transformam o que nós escrevemos em linguagem de máquina. 

 

As principais linguagens de programação

 

- Java

Criada há quase 25 anos, a linguagem Java é considerada uma das mais tradicionais da programação, o que a torna extremamente popular entre os desenvolvedores ao redor do mundo. Multiplataforma, essa linguagem funciona bem em apps desenvolvidos para o sistema Android ou em aplicações para o Windows. Ela é amplamente conhecida pela sua facilidade para se adaptar a diversos dispositivos e sistemas.

 

- Java Script

Apesar do nome parecido, Java e Java Script são linguagens de programação com diferentes propósitos. A Java Script é uma linguagem de programação utilizada em navegadores de internet e para criação de páginas e sites.

 

- Python

Ainda mais antiga que a linguagem Java, a Python foi lançada há trinta anos, e até hoje é uma das opções mais utilizadas para desenvolvimento web. É uma ótima opção para aqueles que estão começando agora, já que se apresenta como uma linguagem versátil, usual e simples, auxiliando o programador a escrever códigos mais enxutos quando comparados às outras linguagens.

 

- Visual Basic

Também conhecida como VB, ela foi desenvolvida pela Microsoft e foi pioneira em facilitar a programação de códigos para o sistema Windows.

 

- C++

A linguagem C++ também figura entre as mais utilizadas pelos desenvolvedores. A sua fama é fruto da sua proximidade com a Linguagem C, na qual foi inicialmente baseada, e do seu aprimoramento focado na orientação de objetos. Hoje, a C++ apresenta uma enorme variedade de códigos e grande flexibilidade, característica que reforça o cuidado necessário na hora de programar com ela.

 

- Objective-C

Enquanto a linguagem C++ era amplamente utilizada para o desenvolvimento de aplicações voltadas aos mais diversos sistemas, a Objective-C era a melhor escolha para programar os apps e games feitos para rodar nos sistemas iOS e MacOS X. Essa linguagem é considerada nativa das plataformas Apple e é um pouquinho diversa e específica quando comparada às outras linguagens utilizadas usualmente.

 

- C#

Recentemente, a C# chegou ao mercado para competir com as outras linguagens, como Java, por exemplo. Também orientada por objetos, essa linguagem apresenta funcionalidades interessantes e pode facilmente interagir com outras linguagens dinâmicas, com uma rica biblioteca de códigos.

 

- Swift

Anunciada em 2014 pela Apple, a linguagem Swift é extremamente recente e rompeu com a hegemonia da Objective-C no que diz respeito aos apps que são desenvolvidos para o sistema iOS. Com código aberto, influenciou diretamente no interesse dos desenvolvedores que produzem novos aplicativos para esse segmento.

 

Como saber qual linguagem de programação usar?

 

As linguagens de programação possuem características bem específicas, voltadas a diferentes projetos. Por isso, o ideal é fazer cursos e se aprofundar nas linguagens mais utilizadas.

 

A People oferece uma gama completa de cursos específicos para programação em várias linguagens. Conheça as possibilidades e dê um up na sua carreira com a People!