6 invenções da tecnologia que não deram certo

Algumas tecnologias são criadas com a promessa de revolucionar o mercado e marcar a história, mas na prática, quando elas vão para as ruas, o que acontece é bem diferente. E são vários os motivos: seja pelo preço, pela falta de praticidade ou até mesmo por terem sido feitos na época errada, alguns desses produtos vão da esperança ao esquecimento. E é isso que você confere no post de hoje! Veja 6 invenções tecnológicas que não foram bem o que elas queriam ser.

Google Glass

O Google Glass foi um projeto do Google lançado lá pelos meados da década passada, que prometia óculos inteligentes que permitia ao usuário realizar ações como acessar mapas, ouvir músicas e tirar fotos, por exemplo. Além do preço alto, o produto sofria de alguns bugs e o seu uso era muito difícil, sem oferecer um grande conforto ao usuário. Podemos ver o Google Glass como uma tecnologia de transição: a ideia é muito boa e ainda tem tudo para dar certo, mas essa edição realmente não deu.

TV 3D

As TVs 3D até causaram um certo entusiasmo quando foram lançadas, principalmente pelas promessas magníficas da “imagem saltando aos seus olhos”, mas a tecnologia não se provou. Além dos óculos desconfortáveis e desajeitados, contribuiu muito o fato de a programação realmente em 3D ser escassa. O pouco conteúdo era, em sua maioria, apenas adaptação do 2D e não representava nada que compensasse a aquisição do produto. Isso levou ao fim da produção dos modelos em 2017, e fez as marcas de televisores investirem em outras tecnologias, como a resolução 4k, por exemplo.

Netbook

Os netbooks chegaram com a promessa de oferecer a mesma capacidade de um notebook, porém com um tamanho menor, o que deu certo no começo. No entanto, o que eles não contavam era que, simultaneamente, os smartphones e os tablets se transformariam em uma febre mundial. Aí não teve jeito! A tecnologia mobile superou muito os netbooks, principalmente em relação ao preço e ao software, o que fez com que os pequenos computadores fossem se tornando obsoletos e esquecidos pelas pessoas.

Kinect

Como os outros produtos da lista, quando foi lançado em 2009, o Kinect prometia “revolucionar a indústria”. O aparelho conectava-se ao Xbox, o console da Microsoft, e realizava uma captura de movimentos, possibilitando aos usuários jogar games de tênis fazendo os movimentos do esporte, por exemplo. O problema é que o desenvolvimento da tecnologia ficou muito longe do que a própria empresa e os gamers esperavam, nunca atingindo todo seu potencial. É bem provável que você já tenha visto um desses: ele até que fez um pouco de sucesso, mas não chegou nem perto de realizar a prometida “revolução” no mundo dos games.

Mini disc

Os mini discs foram uma iniciativa da Sony durante a década de 90 para realizar a transição da fita cassete e tentar concorrer com o crescente mercado de CDs, mas também não chegou aonde se pretendia. Isso se deve à dificuldade de encontrar aparelhos compatíveis com a tecnologia e também à baixa adesão da indústria fonográfica, que torceu o nariz para os pequenos discos e não se interessou muito em produzir para eles.

Segway

Com essa aparência curiosa, o Segway foi criado há mais de uma década, utilizando-se da mesma premissa de “revolucionar o mercado de transporte”. A ideia era que esses pequenos veículos substituíssem os carros e invadissem as ruas da cidade, oferecendo um transporte mais sustentável e sem tanta poluição, mas isso não aconteceu. São muitos os motivos, como o uso desajeitado e a falta de regulamentação, por exemplo. Fato é que o Segway nunca “acelerou” nas vendas e hoje podemos vê-los em poucos usos, como por exemplo guiados por seguranças nos shopping centers por aí.

Como você pôde ver nessa lista, emplacar uma tecnologia não é tarefa fácil. São muitas as variáveis que podem fazer uma boa ideia não dar certo. O que não significa que isso não acontecerá no futuro! Algumas invenções não trazem o esperado na época de lançamento, mas com o tempo, o estudo e um aperfeiçoamento do produto, elas chegam de vez para aí sim mudar a vida das pessoas.

E aí, você se lembra de mais algum caso parecido com esses? Conte para a gente nos comentários! Além disso, continue vendo mais conteúdos sobre o mundo da tecnologia!

Quais destes astros da tecnologia você conhece?

Tecnologias do dia a dia que você nem percebe que está usando

Tecnologias vestíveis - conheça mais sobre o assunto

Venha para a People!

Tem interesse pelo mundo da tecnologia? Conheça os nossos cursos de informática, programação e até design e web! Trabalhe com o que mais gosta!