Conheça as maiores competições de robótica do Brasil

A tecnologia está avançando em uma velocidade muito rápida nos últimos anos, e a presença de robôs no nosso cotidiano tende a ser cada vez mais comum. Você já pensou como seria uma competição entre robôs? 

Pois é, no Brasil os torneios de robótica movimentam bastante gente e são uma oportunidade de desenvolver projetos em escolas e universidades. Continue por aqui e confira um pouco mais sobre os maiores torneios de robótica do país.

RoboCup Brasil

A RoboCup Brasil é um torneio promovido pela RoboCup Federation, organização internacional de incentivo ao estudo e desenvolvimento da inteligência artificial (IA).

O estímulo à prática da robótica é se dá com crianças do ensino fundamental até alunos que já estão nas universidades. Além disso, são grandes representantes do movimento para desenvolvimento e popularização deste setor junto aos órgãos públicos e instituições de ensino.

A intenção da competição é criar robôs que consigam competir em modalidades como o futebol e o xadrez. A premissa é a de que eles sejam independentes dos comandos humanos, ou seja, capazes de analisar situações e tomar as melhores decisões durante uma competição sem depender dos comandos de uma pessoa.

Torneio Brasil de Robótica (TBR)

Grande incentivador do interesse de crianças e adolescentes pelo mundo da robótica, esse torneio também é bastante conhecido. Os participantes passam por eliminatórias regionais até se classificarem para a competição nacional. 

Com diversas categorias, o Torneio Brasil de Robótica é para todos! Dos mais novos, na categoria Baby (de 3 a 5 anos), até os mais velhos, na categoria Master (acima de 19 anos). 

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

A OBR organiza torneios estaduais para selecionar os representantes que vão competir na edição nacional da olimpíada. Neste evento é possível se inscrever em modalidades práticas e teóricas. 

As práticas consistem na montagem de robôs com requisitos pré-determinados e competição entre os participantes. A modalidade teórica se resume em provas, divididas em cinco fases, sobre conhecimentos em tecnologias e robótica.

IRONCup

Novata no quesito idade, a competição já é considerada uma das quatro maiores do país, pois reúne estudantes de todo o Brasil e da América Latina. Num sistema de combates entre robôs, os competidores podem escolher entre 12 tipos de categorias; entre elas: sumô e futebol.

Tem talento na robótica? Fique por dentro dos noticiários que envolvem as competições e se inscreva. Quem sabe você não representa o Brasil em competições internacionais!!! Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre esse universo, acesse:

5 conceitos de robôs que vão deixar você de boca aberta

4 inovações da robótica que vão tornar a vida mais simples

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!