E3 2019: resumão da conferência

A Electronic Entertainment Expo, apelidada carinhosamente de E3 pela comunidade gamer, rolou na cidade de Los Angeles no início de junho deste ano. Aqui no blog, nós contamos quais eram os principais boatos e apostas para as novidades que seriam divulgadas pelos grandes nomes da indústria durante o evento, e perguntamos qual era a sua opinião. Será que você acertou? ;) Neste post, reunimos os destaques do evento, seus lançamentos marcantes e os títulos que já são uma realidade na sua lista de desejos. Anota aí! 

Electronic Arts

A EA não participou da E3 2019, mas organizou a EA Play 2019, um evento que, segundo a marca, é voltado para aquilo que realmente importa: os jogos. Na ocasião, foram exibidos títulos já confirmados pelo estúdio, como Madden NFL 20, Apex Legends, FIFA 20 e The Sims 4. O destaque ficou, no entanto, com Star Wars Jedi: Fallen Order, game que teve quinze minutos de gameplay apresentados. Na sequência, a equipe do estúdio Respawn aproveitou o espaço para divulgar a segunda temporada e as novidades de Apex Legends, como nova arma, novas skins e um novo formato de jogo ranqueado. 

Ubisoft

Ainda entre as pré-conferências, a Ubisoft trouxe o game Watch Dogs Legion. Com gameplay mais elaborado, o jogador poderá recrutar qualquer NPC para lutar em uma Londres pós-Brexit, e o título está confirmado para 6 de de março de 2020. Rainbow Six: Siege Operation Phantom Sight representa os games shooter multiplayer do estúdio, e Ghost Recon Breakpoint ganhou um trailer e data para lançamento, em 5 de setembro. 

Elite Squad está entre os títulos que trazem o universo RPG para a plataforma mobile. O Just Dance 2020 foi anunciado, ao lado de games como Rainbow Six Quarentine, The Division 2 e Roller Champions. Por fim, a Ubisoft revelou seu novo serviço voltado ao aluguel de jogos, o Uplay+. Na plataforma, ainda sem data definida para lançamento no Brasil, os jogadores poderão escolher entre os mais de 100 jogos para PC. 

Microsoft

Responsável por dar a largada na E3, a gigante dos games exibiu o trailer de The Outer Worlds, RPG de ação com lançamento marcado para 15 de outubro, e também as atualizações de Ori and the Will of the Wisps e do novo game Bleeding Edge. Entre os títulos inéditos, destaca-se Minecraft Dungeons, com experiência que promete ser semelhante à série Diablo.

O público ainda pôde conferir mais um pouquinho sobre Star Wars: Jedi Fallen Order, mas a grande surpresa foi Cyberpunk 2077, cujo trailer já revela uma abordagem interessante e tem data marcada para estreia em 16 de abril de 2020. Entre os demais títulos da empresa, estão Battletoads, Flight Simulator, Age of Empires 2: Definitive Edition, Wasteland 3, Double Fine e até mesmo Dragon Ball Z: Kakarot e Borderlands 3

Além disso, a Microsoft apresentou o Xbox Elite Controller 2 com ajustes significativos, e o GamePass também sofreu algumas mudanças. Para encerrar o evento, a marca optou por manter o projeto Scarlet em segredo, mas adiantou que o novo console chegará às lojas no final de 2020 e será acompanhado pelo lançamento de Halo Infinite

Bethesda

Entre os novos títulos do estúdio, estão Elder Scrolls Blades para Nintendo Switch, Ghostwire Tokyo - de Shinji Mikami, criador de Resident Evil -, e um novo capítulo para o game on-line Elder Scrolls. Os games de Wolfenstein, Youngblood e Cyberpilot, chegam em julho, e a Bethesda aproveitou a oportunidade para deixar todos mais ansiosos com trailers inéditos.

Além dos próximos lançamentos, a Bethesda apresentou o Orion, combo de tecnologias com o objetivo de melhorar a experiência de jogos streaming e auxiliar os desenvolvedores a preparar games para plataformas como Google Stadia e xCloud. Para fechar a noite, a empresa trouxe o tão aguardado jogo Doom Eternal que, além de um novo gameplay, teve sua data de lançamento anunciada para 22 de novembro de 2019. 

Nintendo

Entre as novidades marcantes da Big N, Dragon Quest XI S terá versão definitiva nas lojas em 27 de setembro de 2019, Luigi’s Mansion 3 teve detalhes inéditos divulgados, e The Legend of Zelda: Link’s Awakening ganhará remake para Nintendo Switch, com lançamento em 20 de setembro de 2019. A Nintendo também confirmou a chegada de The Witcher 3 Complete Edition paraSwitch,e Fire Emblem Three Houses ganhou novo trailer para o lançamento que rolará em breve. 

Ainda, Resident Evil 5 e 6 chegarão ao Nintendo Switch até o final do ano. Também foram divulgados os games Astral Chain, Empire of Sin, Marvel Ultimate Alliance 3 e até mesmo Mario & Sonic at the Olympic Games, repleto de mini-games para curtir com os amigos. Para fechar sua participação, a Nintendo deixou um gostinho de quero mais e anunciou planos para o futuro. Entre eles, está o game The Legend of Zelda: Breath of the Wild, cujo trailer foi divulgado no evento e levou os fãs à loucura! 

Square Enix

Ao início da sua apresentação, o estúdio deu detalhes de Fantasy VII Remake e revelou um gameplay do jogo, deixando clara a preocupação em preservar os elementos originais. O título foi confirmado apenas para PS4 e chegará às lojas em 3 de março de 2020. A empresa ainda exibiu trailers de jogos queridos entre os gamers, como Life Is Strange 2 e Octopath Traveler. Na sequência, foi divulgado que Final Fantasy Crystal Chronicles HD terá também sua versão mobile. 

O trailer recente de Re:Mind, novo DLC de Kingdom Hearts, também ganhou espaço durante a E3. Outro gameplay de Dying Light foi divulgado, e foi anunciado que Final Fantasy Brave Exvius ganhará um novo jogo complementar logo. Outriders e Final Fantasy VIII Remastered também estão entre os projetos futuros. Por fim, foi confirmado o game Marvel’s Avengers, com um enredo interessante envolvendo os personagens da franquia. 

E aí, qual o lançamento que você está mais ansioso para jogar? Conta pra gente nos comentários! :) Se você curte games, aproveite a visita ao nosso blog e confira outros posts que preparamos sobre o tema:

Como se tornar um designer de games?

O que vai mudar na próxima geração de consoles?

5 jogos que mostram como os games também podem ser arte

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!