metodologia steam

 Tudo o que você precisa saber sobre a Metodologia Steam

As crianças, hoje, já nascem acostumadas com o mundo tecnológico, cheio de estímulos digitais e novas formas de absorver conhecimento. Para acompanhar essa evolução, o ensino também precisa se atualizar, com metodologias mais modernas e que caminhem, de mãos dadas, com as revoluções da tecnologia. 

Entre tantos novos modos de ensinar e aprender está a Metodologia Steam, que a People utiliza em seu curso Trilha Code de programação para novas gerações e que, hoje, é amplamente difundida entre educadores. Quer saber mais sobre essa metodologia? Acompanhe nosso artigo!

 

O que é Metodologia Steam?

As revoluções na educação permitiram o surgimento de metodologias ativas de estudo. Esses novos métodos partem do princípio de que os estudantes devem ser o centro de seu processo de aprendizado – por isso, são incentivados a questionar, discutir, pesquisar, interagir, pensar e trocar experiências e conhecimentos com colegas e professores.  

Seguindo essa tendência, surgiu, nos Estados Unidos, na década de 90, uma metodologia chamada STEAM, que tem por princípio a integração de diferentes áreas do conhecimento para que o aluno se sinta totalmente preparado para os desafios da vida adulta.

A palavra Steam é a sigla, em inglês, para as disciplinas envolvidas no método:

S – Science (Ciências)

T – Technology (Tecnologia)

E – Engineering (Engenharia)

A – Arts (Artes)

M – Mathematics (Matemática)

 

Como a Metodologia Steam funciona? 

A proposta da metodologia STEAM é incentivar o estudo e a absorção de conhecimento, para que os alunos se tornem ótimos profissionais, com habilidades e domínios importantes para a vida adulta. 

Com a metodologia, as crianças são apresentadas a projetos mais complexos, que envolvem a criação de protótipos, construção de projetos e solução de problemas, fazendo com que elas ocupem um papel de protagonista de sua educação. Com isso, aprendem sobre a importância de concluir tarefas, sobre trabalho em grupo, organização e responsabilidade. 

 

O STEAM incentiva a formação das crianças através de 5 etapas: 

1 – Investigar, tomando a frente na busca pelo conhecimento;

2 – Descobrir, alinhando a curiosidade com o incentivo à pesquisa;  

3 – Conectar, trabalhando seus projetos de forma a integrar várias áreas de conhecimento; 

4 – Criar, desenvolvendo a criatividade; 

5 – Refletir, incentivando o pensamento crítico e a resolução de problemas. 

Com essa metodologia, os educadores assumem um papel diferente, agindo como condutores e incentivando a busca por respostas, mas sem influenciar nas conclusões. Afinal, o objetivo é que os alunos criem critérios próprios e desenvolvam habilidades. 

A tecnologia entra como uma aliada do método, pois é através de plataformas e ferramentas que são identificados os desafios e as habilidades de cada criança, fazendo com que recebam um aprendizado personalizado e com alta eficácia. 

 

Quais as vantagens dessa metodologia?

Utilizar a metodologia Steam em cursos ou na sala de aula traz inúmeras vantagens para os alunos e, também, para os professores. Confira algumas.

- Alunos mais engajados: como são incentivados a participar ativamente das aulas e a trazerem suas dúvidas, ideias e questionamentos para o grupo, os alunos se sentem mais motivados e aprendem mais rápido.

- Estímulo ao raciocínio lógico e ao pensamento crítico: uma parte do aprendizado na metodologia Steam inclui a solução de problemas, o quem leva ao desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento crítico, duas habilidades cada vez mais essenciais para a vida adulta e profissional.

- Professor atuando como mentor: na educação tradicional, o professor tem toda a responsabilidade pelo processo de ensino. Na metodologia Steam, porém, o aluno tem mais poder de escolha e o professor ocupa um espaço de mentor, que direciona o aprendizado.

- Mais responsabilidade: estando a frente de seu processo de aprendizado, os alunos adquirem mais responsabilidade por seus projetos e, consequentemente, mais compromisso com seu futuro.

 - Mais habilidades para trabalhos em grupo: dentro da metodologia Steam, o direcionamento do aprendizado é mais individualizado, mas os projetos geralmente envolvem grupos, onde cada aluno tem suas funções e responsabilidades e a colaboração é essencial.

- Melhora da comunicação: entender o ponto de vista dos colegas, saber defender suas ideias e trocar experiências são pilares da metodologia Steam, que ajudam no desenvolvimento da habilidade de comunicação.

- Desenvolvimento da criatividade e da inovação: os alunos são incentivados a “pensar fora da caixa” e encontrar soluções criativas e inovadoras para seus projetos.

 

Como a metodologia Steam é aplicada?

Em escolas e cursos que optam pela aplicação dessa metodologia, o aluno deve ser colocado como centro e protagonista do aprendizado. Isso significa que ele pode tomar decisões e deve ser incentivado a participar ativamente das aulas. 

O professor atua como um mentor ou um mediador, que mostra os caminhos, mas permite ao aluno escolher suas ações e aprender com seus erros e acertos. O professor também é um incentivador e conselheiro:

- Estimulando debates e trocas de ideias entre o grupo;

- Trazendo desafios relacionados à realidade de seus alunos e propondo projetos que solucionem problemas reais;

- Incentivando pensamentos criativos e soluções inovadoras;

- Estimulando os alunos a encontrarem as respostas para suas perguntas através de pesquisa ou reflexão;

- Promovendo a troca de experiências e as atividades em grupo;

- Utilizando recursos da escola para tornar o processo educativo mais palpável e interessante – um bom exemplo é o uso de laboratórios para testar hipóteses e ver os resultados;

- Integrando as 5 áreas do conhecimento sempre que possível, mostrando aos alunos que todas são importantes no dia a dia;

- Utilizando a cultura maker – ou o “faça você mesmo” e incentivando que os alunos criem suas próprias soluções do início ao fim do projeto;

- Recorrendo à tecnologia para tornar o processo de aprendizado moderno e conectado às novas gerações.

A metodologia Steam tem muito em comum com os jovens da atualidade, sempre ligados ao tecnológico e ao digital. Investir em uma formação ou curso Steam é ajudar a criança a se tornar um cidadão do futuro, com muitas oportunidades de sucesso. A People pode te ajudar: matricule seu filho em nosso curso Trilha Code, que ensina programação para as novas gerações através dessa metodologia revolucionária! Visite nosso site e saiba mais!