montando computador

Primeiros passos 

Quando se decide montar um computador do zero o primeiro passo é definir a finalidade da máquina. Pode ser para uso pessoal/estudos, para trabalho ou para jogos. Tenha em mente que é necessário estipular um orçamento a ser gasto, pois cada finalidade exige um valor de investimento diferente, desde o mais simples e mais barato, até o mais completo e mais caro. É muito fácil de se perder no meio das inúmeras possibilidades que o mundo tecnológico nos dá, mas aqui vamos te explicar tudo o que você precisa saber para dar início a este processo e monta o seu PC. 

 

Conhecendo os componentes 

Vamos começar entendo os componentes. O Hardware do computador é toda a parte física propriamente dita, assim como CPU, placa-mãe, memória, armazenamento e gabinete de ventoinhas e fonte de alimentação.  Existe também os componentes de entrada e saída, que são os monitores, teclados, mouses e impressoras. 

CPU – unidade de processamento central - É responsável pelos processamentos das informações, definindo as expectativas e desempenho de toda a máquina. Quando for comprar a CPU, precisa ficar atento às suas características, pois é isso que determina a velocidade que os seus programas irão rodar. 

Placa-mãe – Quando começar a selecionar as peças para montar o seu PC, a primeira a ser escolhida deve ser a placa-mãe, ela dita de forma física o tamanho que seu computador vai ter e une todos os componentes, permitindo assim que eles funcionem de forma organizada. 

Memória – Armazenamento de dados a curto prazo do sistema. Praticamente todas as operações de um computador usam a memória, quanto mais você usar o PC, mais ela vai ser necessária. 

Armazenamento – Enquanto a memória armazena dados a curto prazo, o armazenamento é o oposto, você guarda e acessa dados a longo prazo. HD e SSD são dois tipos dispositivos de armazenamento, o HD é mais antigo, mas possui um bom desempenho na máquina, já o SSD é mais sofisticado, moderno e mais rápido em comparação com o HD.

Gabinetes de ventoinhas e fonte de alimentação - Varia de acordo com o tipo de computador que você está montando, como mencionado acima. Se você optou por montar um computador com alta potência e grande consumo de energia precisa de uma fonte mais forte, e um gabinete com um grande fluxo de ar, para eliminar todo ar quente e não danificar seus equipamentos. 

 

Como montar seu computador 

A organização é imprescindível na montagem de seu PC, opte por um lugar bem iluminado, limpo e seco, certifique-se de ter um bom espaço para trabalhar e tome cuidado com a eletricidade estática, pois você pode danificar suas peças nesse processo.

Ao iniciar a montagem, confira o manual de instrução do fabricante de cada peça, é bem simples, mas erros podem acontecer e acabar atrasando o seu trabalho.

 

Colando a máquina para funcionar

O momento mais aguardado chegou! Após passar por todos os processos, conhecer as peças e montar o computador, chegou a hora de ligar. Confie no seu trabalho, revise se tudo foi montado da forma correta, se nenhum fio se perdeu ou não foi conectado e então ligue-o a uma fonte de energia. Agora é só aproveitar, seja para uso pessoal, trabalho ou para jogar, você conseguiu! 

 

Deseja aperfeiçoar sua técnica, inscreva-se em nosso Curso Presencial de Especialista em Montagem e Manutenção