Saiba como os games ajudam no desenvolvimento das crianças

O desenvolvimento de uma criança não acontece apenas dentro da escola, não é mesmo? Durante a infância é possível passar a elas ensinamentos em momentos de lazer, por exemplo. Como muitas crianças gostam de jogar videogame, vamos te mostrar como os games ajudam no desenvolvimento delas. Confira!

Coordenação motora

Independentemente do tipo do game, a coordenação motora é uma habilidade que se desenvolve logo de cara. Isso porque são diversos comandos e botões aos quais a criança precisa prestar atenção para conseguir cumprir os objetivos do jogo. Saber diferenciar a esquerda da direita e as letras dos números são alguns dos benefícios que contribuem para o desenvolvimento de uma criança.

Pensamento estratégico

Para avançar nas missões dos jogos, os jogadores precisam criar estratégias e ter raciocínio lógico. Essa prática pode ser levada para fora do mundo dos games e, com ela, a criança passa a estar familiarizada com esse tipo de pensamento e a adotar esses métodos para a vida. 

Ensina a lidar com as emoções

Na maioria das vezes, as crianças se envolvem bastante com as histórias e missões no período em que estão em contato com o game e, obviamente, não é sempre que elas ganharão ou conseguirão traçar boas estratégias. Por isso, é importante que elas aprendam a lidar com as frustrações e até mesmo a raiva. Os pais podem aproveitar esses momentos de lazer das crianças para ensinar boas lições sobre controle emocional.

Aumenta a atenção e o foco

A partir do que foi dito, as crianças têm facilidade para focar no game enquanto estão jogando. Isso também pode ser explorado pelos pais, para que eles apliquem a mesma concentração em outras atividades, como na escola e nas tarefas de casa. 

Ensinam de maneira lúdica

Os games têm a capacidade de ensinar muita coisa de maneira lúdica, ou seja, passar um conteúdo para as crianças de forma prazerosa, por meio de brincadeiras e incentivando o lado criativo delas. Essas lições são armazenadas no cérebros das crianças como memórias divertidas.

Muitos pais podem achar que os games são prejudiciais para os seus filhos, mas, como te contamos neste texto, existem muitas coisas positivas que podem ser desenvolvidas com a ajuda dos videogames. É preciso lembrar que o excesso de tempo de uma criança jogando pode, sim, ser negativo para a saúde delas, portanto o ideal é encontrar um equilíbrio.

Se você gostou deste conteúdo, continue em nosso blog e confira outros textos.

Como ajudar as crianças a aprenderem brincando?

Como funciona a carreira de gamer?

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!