Mitos e verdades sobre entrevista de emprego

Durante a vida profissional, é comum ouvir diversos conselhos de como um candidato deve se comportar durante as fases de um processo seletivo e do que se deve ou não fazer. Para acabar com as suas dúvidas e ajudar você a alcançar o sucesso na carreira, a People traz uma lista de mitos e verdades sobre entrevista de emprego. Confira:

Falar muito para se destacar - MITO

Falar sem parar não é garantia de sucesso. Pelo contrário, pode afastar o recrutador e demonstrar insegurança. Em dinâmicas de grupo, é importante comentar e participar de discussões, mas se não tiver algo relevante para dizer, evite se expor.

Tomar cuidado com a linguagem - VERDADE

Independente do cargo ou da área de trabalho, a linguagem é sempre muito importante. Lembre-se de que você está em um ambiente profissional, não conversando com amigos em uma festa. Tome cuidado com erros de português, evite gírias e nunca diga palavrões.

Optar sempre por respostas curtas - MITO

Respostas curtas não são necessariamente uma boa opção. Em entrevistas de emprego, o recrutador pretende descobrir mais do que já leu no currículo. Portanto, incluir informações extras e pertinentes é sempre bom. Você só deve restringir sua resposta se o questionamento for direto e objetivo.

Redes sociais podem ser avaliadas - VERDADE

Atualmente, as redes sociais também são um meio de avaliação, assim como um currículo ou portfólio. Portanto, cuidado com o que você publica na internet. Evite exposições desnecessárias e declarações que podem comprometer sua imagem.

Vestir-se de maneira formal - MITO

A aparência é realmente muito importante para uma boa apresentação, mas nem sempre é necessário vestir-se de maneira formal. Existem posições e áreas que não exigem tanta formalidade. Estude a vaga antes de optar por usar terno e gravata de primeira.

Perguntar quando tiver alguma dúvida - VERDADE

Não tenha medo de fazer perguntas quando houver alguma dúvida. A entrevista é, além de um momento para o recrutador conhecer você, a oportunidade para você saber mais sobre a vaga. Entender se o trabalho realmente é o que você busca pode poupar seu tempo e do empregador.

Sempre há uma resposta certa para as perguntas - MITO

Não tente adivinhar a resposta perfeita. Muitas vezes o recrutador só quer saber mais sobre você e suas habilidades. Quando forem apresentados problemas hipotéticos, tente lembrar de uma situação parecida pela qual você passou e responda como resolveu, não há uma fórmula pronta para isso.

Estudar bem a empresa - VERDADE

Ter conhecimento sobre um assunto é essencial para falar sobre ele. Se você não souber bem sobre a organização, não saberá responder como poderá contribuir para ela, caso seja perguntado pelo recrutador. Evite surpresas desagradáveis, estude e esteja preparado.

Uma mentirinha não faz mal - MITO

Mentir é sempre um erro muito grave, seja para aumentar o nível de domínio de uma língua ou inserir uma experiência que não possui. Seja sincero e informe apenas o que realmente for verdade, afinal, caso seja contratado, correrá o risco de ser desmentido durante o trabalho e isso poderá prejudicar sua carreira.

Qualificação é fundamental - VERDADE

Ao candidatar-se para uma vaga, é preciso estar ciente de que muitas outras pessoas também estão passando por esse processo e, quanto maior sua qualificação, maior a chance de conquistar o emprego. Estar capacitado para uma função é o que dará destaque ao seu currículo perante os demais. A People possui cursos nas mais diversas áreas profissionais para você se destacar no mercado de trabalho.

Agora que você já sabe o que é verdade ou mito, poderá se preparar melhor para o processo seletivo. Confira também o post que a People preparou sobre como se comportar após a entrevista de emprego.

Venha para a People!

Esteja preparado para conquistar a vaga que você deseja. Conheça os cursos da People e saia na frente!