programação para crianças

O que você precisa saber sobre programação para crianças

As crianças e adolescentes estão ainda mais envolvidos com a tecnologia. A maioria é fascinada por celulares, computadores, jogos e redes sociais. Isso pode gerar nos pais alguma ansiedade e preocupação, mas a verdade é que esse interesse por tecnologia pode ser muito útil para o desenvolvimento do seu filho, e ensinar programação para crianças pode ser um diferencial competitivo no futuro.

 

Porque ensinar programação para crianças?

A programação é uma habilidade cada vez mais importante em nossas vidas. Mesmo para quem não pretende seguir a carreira de programador, ter conhecimentos na área pode ser de grande utilidade e abrir portas em diversas outras profissões. 

Na verdade, ter conhecimentos em programação, hoje, é quase tão importante quanto se saber inglês e, no futuro, será essencial. Quanto mais a tecnologia fizer parte do nosso dia a dia, mais será indispensável saber se comunicar através de códigos e linguagens.

- A programação está em todos os lugares

Costumamos pensar que só quem trabalha em uma empresa de tecnologia ou em um startup ligada nas tendências tem que lidar com programação. Mas, na verdade, ela está presente em todos os lugares: restaurantes, lanchonetes, hospitais, farmácias, escritórios, indústrias, escolas. Você encontrará a programação e a tecnologia até se decidir trabalhar em uma plataforma de petróleo no meio do mar. 

Todos usam a programação, mas poucos entendem como ela funciona ou são capazes de resolver problemas caso eles apareçam. Por isso, se seu filho souber programar, ele pode se destacar em qualquer profissão futura.

Além disso, existem outros benefícios ligados ao ensino de programação para crianças, olha só:

1 - É uma porta de entrada para as profissões do futuro

Não se pode negar que a maior parte das profissões do futuro são ligadas a máquinas, robôs e tecnologia. Uma criança que aprende desde cedo a lidar com programação e robótica estará um passo à frente no futuro profissional, habilitada a ingressar em bons cargos e grandes empresas de tecnologia.

2 - Estimula o raciocínio lógico

Para aprender a programar, o aluno deve pensar de forma lógica e estruturada. Só assim ele poderá escrever comandos que o computador entenda. Esse tipo de aprendizado desenvolve o raciocínio lógico, analítico e matemático.

3 - Ajuda na organização

Quando está escrevendo um código ou planejando um novo projeto, o aluno deve organizar seus pensamentos e ações para encontrar a melhor solução para cada desafio. Ele também é incentivado a manter seu local de estudo e trabalho organizado e suas ideias anotadas. Isso contribui para que ele se torne uma pessoa mais organizada em todas as áreas da vida.

4 - Incentiva o estudo de outras disciplinas

A programação utiliza muitos termos e códigos em inglês. Programar também exige pensamento matemático e até noções de física. Por isso, o aluno que se interessa por programação e robótica também passa a estudar mais essas disciplinas, o que melhora seu desempenho na escola.

5 - Melhora a criatividade

O aluno deve pensar “fora da caixinha” para resolver problemas, encontrar soluções e desenvolver programas e jogos inovadores. Todas essas habilidades exigem dele um pensamento criativo. 

6 - Desenvolve a autoconfiança

Quando uma criança ou adolescente descobre que é capaz de criar um jogo, um programa ou até montar um robô, ele também descobre novos talentos e aptidões. Tudo isso é um incentivo ao desenvolvimento da autoconfiança, da motivação e do entusiasmo com o aprendizado. 

7 - Desenvolve habilidades sociais

A maioria dos programas é desenvolvida em grupos, o que ajuda na socialização, na divisão de responsabilidades e no trabalho em equipe, habilidades que serão sempre úteis na vida pessoa, educacional e profissional.

 

As melhores linguagens para se ensinar programação para crianças

Ok, agora que já sabemos a importância e os benefícios de se ensinar programação para crianças, surge a dúvida: por onde começar? Afinal, existem diversas linguagens de programação – e vamos te mostrar quais são as mais indicadas:

- Python – uma linguagem de programação moderna e intuitiva, é fácil de ser entendida e utilizada no desenvolvimento de jogos e sistemas operacionais;

- HTML – a linguagem mais amplamente utilizada na internet também é muito simples e costuma conquistar a atenção das crianças;

- Java – essa foi a linguagem utilizada na versão original de um dos jogos preferidos das crianças, o Minecraft – assim, fica fácil entender o porquê das crianças se darem tão bem com o Java;

- JavaScript – ideal para ensinar sobre design e desenvolvimento de softwares e websites, tem uma interface amigável;

- Scratch – uma linguagem utilizada para animar personagens, que trabalha a atenção e a criatividade das crianças.

 

E como começar a ensinar programação para crianças?

Existem algumas formas de ensinar programação para crianças e despertar nelas a vontade de aprender mais. As principais são através da robótica e de cursos específicos para sua faixa etária.

Cursos de Robótica - O aprendizado da robótica não é tão difícil quanto se imagina. Independentemente da faixa etária do aluno, é possível absorver conceitos importantes e compreender os fundamentos da programação com atividades dinâmicas. Para isso, os cursos de robótica seguem uma estrutura programática, cujos níveis técnicos dos projetos avançam gradualmente e contribuem para a formação de uma base sólida de conhecimentos.

Assim, em um curso de robótica, os alunos são incentivados a utilizar a criatividade para analisar, planejar, criar e executar um projeto, lidando com a parte prática da programação.

 

Cursos de programação – Já os cursos de programação são mais focados nas linguagens em si e no desenvolvimento de jogos, programas e aplicativos. Como o Trilha Code, o curso de programação para crianças e novas gerações da People. Baseado na metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Math), o curso abrange conhecimentos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática em um ambiente lúdico e divertido, que possibilita o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades das crianças.

O curso oferece contato com programações simples e, posteriormente, mais avançadas, ensinando lógica de programação e desenvolvimento de aplicativos com plataformas ideais para a idade, como Angular e Cordova.

Além das habilidades que seu filho irá desenvolver aprendendo programação, existem alguns benefícios futuros que ele poderá colher se decidir seguir essa carreira. A área tem muitas oportunidades em um crescente mercado de trabalho, que cada vez mais demanda por profissionais programadores capacitados. Como são diversas as linguagens de programação, seu filho terá uma ampla área de atuação para escolher onde atuar e os salários costumam ser bem satisfatórios.

Se interessou? A People tem cursos de programação e robótica ideais para seu filho.