profissões do futuro dinheiro

Conheça as 13 profissões do futuro que ganham bem

Estar preparado para o amanhã e conseguir sucesso profissional pede estudo e planejamento. Mas também exige que você conheça quais são as profissões do futuro, aquelas com mais chances e oportunidades de bons ganhos daqui a alguns anos para, assim, traçar sua estratégia até o topo da carreira. 

Profissionais de RH e orientadores de carreira são consultados, diariamente, sobre o mercado de trabalho do futuro. As opiniões são variadas, mas em uma coisa a maioria concorda: o mundo está mudando, e com ele mudam também as profissões que serão sinônimo de uma vida bem-sucedida.

Porém, formação de ensino médio básico não será suficiente para que o jovem de hoje ocupe bons postos de trabalho amanhã. É preciso estar atento às mudanças e investir em formação de qualidade para que o adolescente possa colher os melhores frutos na vida adulta.

Pensando nisso, listamos as 13 profissões do futuro – e que pagam bem – para te ajudar a escolher os rumos da sua vida, acompanhe!

 

Porque existem mudanças nas profissões em alta?

Lá pela década de 80, uma das profissões mais em alta e com grandes oportunidades no mercado de trabalho era a de datilógrafo. Dependendo da sua idade, você nem sabe o que é isso, então a gente explica: nessa época, com a popularização do uso de máquinas de escrever, as empresas procuravam profissionais habilitados a utilizá-las, que sabiam datilografar rapidamente e sem cometer erros – afinal, não dava para simplesmente apagar se algo errado fosse digitado.

Hoje, porém, a profissão de datilógrafo tornou-se obsoleta, já que ninguém mais usa máquinas de escrever e qualquer erro de digitação pode ser facilmente corrigido apertando a tecla delete. Ou seja: as profissões em alta mudam de acordo com as transformações da sociedade, da cultura e da indústria.

E temos outro fator que influencia diretamente as profissões do futuro: a tecnologia. E como ela transforma o mundo cada vez mais rápido, profissões se tornam importantes ou obsoletas com a mesma rapidez.

 

A pandemia também tem sua influência

Essa geração também sofreu um importante (e histórico) impacto: a epidemia do Coronavírus (Covid-19) transformou ainda mais a realidade e mudou as relações de trabalho e entre empresa e consumidor.

Mais do que nunca, as inovações tecnológicas foram importantes para manter as empresas relevantes quando o comércio estava fechado e estávamos vivendo em distanciamento social.

O resultado disso foi uma alta na procura por profissionais de marketing digital, web design, social media e recursos humanos, além, é claro, da demanda massificada por profissionais de saúde.

E daqui para frente? De acordo com especialistas, as profissões listadas abaixo têm grande chance de serem destaques no mercado. Então, prepare-se para conhece-las e, quem sabe, se aprofundar na capacitação para estar entre os profissionais do futuro mais bem pagos!

 

Desenvolvedores de softwares

A tecnologia fez dessa uma profissão essencial e em amplo crescimento. O desenvolvedor de softwares cria programas para computadores e celulares e é o responsável por fazer com que essas máquinas funcionem corretamente. A demanda por profissionais qualificados é enorme e quem decide por essa área consegue novas colocações com certa facilidade. Porém, os estudos devem ser constantes, pois as novidades em tecnologia surgem todos os dias e é preciso estar antenado.

Engenheiro de robôs

A robótica chegou para ficar! A inclusão de robôs em nossas rotinas está cada vez maior, e muitas empresas dependem de máquinas para a realização de diversas tarefas. Para que essas máquinas auxiliem cada vez mais o ser humano, é necessário um profissional que pense, elabore e execute projetos robóticos. Por isso, os engenheiros de robôs são vistos como profissionais essenciais no futuro do mercado de trabalho.

Social Media e Marketing Digital

Profissionais que administram redes sociais, com conhecimentos em marketing digital, análise de métricas, marketing de conteúdo e gestão de crise são e serão muito importantes, já que as empresas dependem cada vez mais das redes sociais para se fazerem conhecidas.

UX Designer

Quando você acessa um site ou usa um aplicativo, quer ser capaz de encontrar informações e serviços facilmente, não é mesmo? Pois saiba que existe um profissional especializado em proporcionar a melhor experiência aos usuários das mais diversas plataformas, o UX Designer. É uma área relativamente nova, mas com cada vez mais oportunidades aparecendo e que tem tudo para ser essencial no futuro.

Analista de Big Data

Com tantos dispositivos conectados e tráfego intenso de dados, a quantidade de informações disponíveis para uma empresa é enorme. Esses dados precisam ser tratados, categorizados e analisados por um profissional qualificado, que poderá interpretá-los e extrair dali informações preciosas para o posicionamento estratégico da empresa. Esse profissional é o Analista de Big Data, que tem conhecimentos nas áreas de tecnologia, ciências exatas e marketing. Essa carreira exige também pensamento crítico e analítico.

Especialista em segurança de dados

A profissão - já existente - tende a passar por um boom na demanda, bem como por uma valorização dos profissionais. Já nos dias atuais, empresas e governos realizam grande parte de seus processos por softwares de computador e pela internet. O especialista em proteção de dados cria mecanismos para assegurar que tudo funcione com segurança, prevenindo-se de invasões e ataques.

Engenheiro ambiental

Os avanços da tecnologia e a modernização obrigaram o mercado a pensar com mais atenção e cuidado sobre os efeitos das suas ações no meio ambiente. Por isso, os engenheiros ambientais tendem a ser mais valorizados pelo mercado de trabalho, uma vez que podem atuar na elaboração de projetos mais sustentáveis e limpos, que agridam menos o meio ambiente sem trazer prejuízos às companhias.

Gestor de Resíduos

Também relacionada ao meio ambiente, temos a carreira de gestor de resíduos. Considerando que a sociedade produz cada vez mais lixo e que, em muitos lugares, o descarte ainda é feito de maneira equivocada, esse profissional é e será responsável por elaborar formas diferentes para o descarte apropriado de resíduos, bem como pensar na diminuição do impacto ambiental e em maneiras de acabar com o consumo exagerado de determinados produtos que agridem o meio ambiente.

Engenheiro na área de energias alternativas

Os investimentos em energias sustentáveis devem ir muito além da mobilidade urbana. A tendência é que empresas e governos busquem novas fontes renováveis, como a produção eólica ou a captação de energia solar. O uso dos combustíveis fósseis tende a ser reduzido dentro das indústrias, optando-se pelo desenvolvimento de máquinas alimentadas por outras fontes.

Biotecnólogo

Esses profissionais podem atuar na melhoria de remédios e alimentos, por meio de estudos com materiais biológicos, e trazer mais benefícios ao ser humano. A missão para o futuro será desenvolver produtos menos agressivos ao corpo e que mantenham a saúde regulada.

Designer industrial

O campo de atuação de um designer é enorme, e um dos que mais cresce é o da área industrial, ou seja, profissionais que pensam e desenham produtos para uma determinada empresa. Eles precisam ter conhecimento de mercado para saber o que é mais atraente aos consumidores, quais os formatos que mais lhes chamam a atenção e, claro, ser inovador para despertar a curiosidade deles. No futuro, com a concorrência de mercado cada vez mais acirrada, o designer industrial terá mais mercado para atuar.

Designer de Inovação

O profissional responsável por ter ideias que transformem produtos em soluções. Ele deve repensar o design, a funcionalidade e a aplicação de produtos e serviços e trazer inovações para o mercado. Ele pesquisa tendências e deve ter uma visão ampla da indústria e do comércio. Além de entender de design, esse profissional também precisa trabalhar sua criatividade e a visão ampla de negócios.

Produtor de conteúdo multiplataforma

Em épocas passadas, as pessoas dispunham de poucas fontes de entretenimento; era rádio, TV ou cinema. Com a internet, isso mudou bastante, e novas plataformas de conteúdo surgiram. O YouTube e o Instagram são exemplos disso e, atualmente, são muitos os profissionais focados em produzir para esses veículos. A tendência para o futuro é uma demanda ainda maior de conteúdo para as mais variadas formas, como podcasts, reels, TikTok, vídeos e tudo mais que a tecnologia propiciar.

 

Agora que você já conhece as principais profissões do futuro, que tal começar a se preparar para um amanhã de sucesso? Acesse o site da People e conheça nossos cursos, sempre antenados ao que há de mais moderno na educação.