CURSOS UNIDADES QUERO DESCONTO

FANPEOPLE

Quais são os melhores cursos tecnológicos para crianças?

Veja alguns cursos na área de tecnologia que irão contribuir para a formação educacional dos seus filhos.

postado 06 de set de 2018

O avanço da tecnologia tem exigido uma atualização dos conteúdos ensinados às crianças. Cada vez mais, o aprendizado de disciplinas como a programação e a robótica tem se tornado necessário para a formação educacional dos jovens. Para te ajudar a se situar nessas novas configurações de ensino, nós preparamos uma lista com alguns cursos que são essenciais para contribuir com o desenvolvimento intelectual dos seus filhos. 

Informática básica

Por volta dos seis anos de idade, as crianças já podem iniciar os estudos de tecnologia por meio de um curso básico de informática. O objetivo é ensiná-las a utilizar os principais softwares, como o Word e o Powerpoint. Além disso, trabalha o funcionamento de sistemas operacionais como o Windows e o acesso à internet. Esses aprendizados são essenciais para construir uma base que ajudará os pequenos a compreender conceitos mais complexos no futuro.

Linguagens de programação

A programação é a linguagem utilizada pelos computadores, usada como ferramenta responsável pela criação de diversos sistemas empregados no dia a dia, como softwares de edição de imagem, aplicativos para smartphones ou programas para a gestão de negócios nas empresas. No futuro, a tecnologia vai estar ainda mais presente na vida dos jovens, implicando um esforço cada vez maior das pessoas em utilizá-la de forma produtiva.

Há uma boa oferta de ferramentas que procuram ensinar as linguagens de programação de maneira lúdica e atrativa, com um foco exatamente no aprendizado dos mais novos. Além da parte técnica, aprender a programar ainda traz  uma série de outros benefícios para o desenvolvimento das crianças, como:

Desenvolvimento do pensamento matemático

Os computadores, antes de qualquer coisa, são sistemas regidos por princípios matemáticos. Aprender a criar softwares permite que a criança visualize os conceitos estudados em matemática de forma prática.

Estímulo ao raciocínio lógico

Aprender a programar resulta em um intenso desenvolvimento do raciocínio lógico, pois ao criar códigos, a criança deve pensar de maneira eficiente e organizada. Ela precisará entender que o computador só vai responder aos seus comandos se forem escritos corretamente, enxergando as coisas a partir de um ponto de vista prático e sistêmico.

Criação de games

Programar um jogo é um trabalho que exige o uso do pensamento matemático e do raciocínio lógico, habilidades importantes para a formação educacional dos jovens. Durante o projeto de produção do game, as crianças precisam trabalhar em equipe, reforçando as competências sociais. Além disso, o processo de finalização do jogo ainda envolve outros conceitos, como a escrita de roteiros e o design, elementos fundamentais para a criação de um produto bonito e bem estruturado.

Criação de aplicativos

Com um curso de criação de aplicativos, as crianças aprenderão a aplicar a programação de uma maneira prática. Os projetos envolvem concepção das funções do app, passam pelo design e vão até a escrita dos códigos necessários para que eles funcionem.

Além de desenvolver habilidades relacionadas ao raciocínio lógico e ao pensamento sistêmico, a produção mobile pode se tornar a profissão do jovem no futuro. O mercado de dispositivos móveis está bastante aquecido e tende a crescer mais ainda nos próximos anos, principalmente graças às tecnologias de realidade aumentada e a internet das coisas.

Robótica

O conceito de robôs vai muito além do formato humanóide visto em Star Wars, e a definição mais completa do termo diz respeito a qualquer sistema capaz de realizar funções de maneira autônoma. Com o avanço da tecnologia, a aplicação das máquinas está em muito mais lugares da sociedade, desde as indústrias até dentro das casas.

Como a robótica está relacionada à mecânica, as crianças aprenderão importantes conteúdos nos campos da química e da física, como conservação de movimento e uso de energia. Além disso, os sistemas eletrônicos usam a programação para criar os comandos que serão designados a eles. Com isso, as crianças irão reforçar o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento matemático.

Os cursos de robótica para jovens se utilizam de ferramentas lúdicas, como o Arduino, placa eletrônica que pode ser empregada em uma variedade de projetos, como carrinhos programados para andarem sozinhos ou pequenos guindastes caseiros. Durante a produção deles, as crianças trabalham em grupos, estimulando o desenvolvimento de suas habilidades sociais.

A robótica ainda pode ser colocada dentro de uma ideia muito mais ampla representada pelo movimento maker, que incentiva as pessoas a pensarem em soluções criativas para situações cotidianas e botar a mão na massa para criar seus próprios projetos, em um estilo de “faça você mesmo”. Essas práticas são muito defendidas por grandes nomes da tecnologia, como Mark Zuckerberg e Bill Gates.

Inglês

Falar mais de um idioma é uma habilidade necessária para qualquer pessoa, independentemente do setor profissional. E na tecnologia isso não é diferente, já que a maioria dos termos e materiais de estudo utilizados na área são produzidos originalmente na língua inglesa. Uma pessoa que deseja seguir carreira nas profissões relacionadas à programação e à robótica precisa dominar o inglês. Caso contrário, encontrará dificuldades para entrar no mercado de trabalho.

Além disso, o aprendizado do inglês contribui para o desenvolvimento pessoal da criança como um todo. Falar mais de uma língua ajuda os jovens a conseguirem compreender melhor diferentes culturas, respeitar as diferenças entre as pessoas e estabelecer relações sociais.

Conheça os cursos da People e ofereça o melhor do aprendizado da tecnologia para os seus filhos:

Curso Informática Kids

Curso de Robótica

COMENTÁRIOS

Seja o primeiro a deixar um comentário

Mais Vistas

©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
©People. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu