filmes tecnologia

Quem ama os avanços tecnológicos e não dispensa um bom filme já pode pegar a pipoca e se preparar para conhecer os 11 filmes sobre tecnologia que trouxemos nessa lista. Tem documentário, cinebiografia, ficção científica e até uma comédia, com muitas opções para você se divertir enquanto pensa e aprende mais sobre o futuro das máquinas e dos softwares. E todos com indicações sobre onde assistir nos streamings. Acompanhe!

 

1 - O jogo da imitação

Ano: 2014

Direção: Morten Tyldum

Cine Vídeo: O Jogo da Imitação - Clube de Engenharia

Se hoje temos computadores e tecnologias avançadas, podemos agradecer ao matemático Alan Turing, considerado o pai da computação. Com Benedict Cumberbatch no papel principal, “O Jogo da Imitação” é a cinebiografia desse gênio, que ajudou a quebrar um código nazista durante a 2ª Guerra Mundial. Disponível na Amazon Prime Video e no HBO Max.


A Febre das Partículas

Ano: 2013

Direção: Mark Levinson

A Febre das partículas filme - Veja onde assistir

Esse documentário acompanha os cientistas durante o lançamento do LHC (Large Hadron Collider), o acelerador de partículas que fica em Genebra e mostra toda a expectativa em torno da chamada “partícula de Deus”, que seria o ponto de partida para explicar a origem do Universo. Disponível para locação na Apple TV.


Blade Runner – O caçador de androides

Ano: 1982

Direção: Ridley Scott

Big Poster Filme Blade Runner 1982 LO001 Tamanho 90x60 cm no Elo7 | Loot OP  (F0D949)

Um filme antigo, mas essencial para quem gosta de tecnologias robóticas e cyberpunk. A história se passa em um futuro onde androides, conhecidos como replicantes, realizam tarefas que seriam prejudiciais aos humanos, como a colonização de outros planetas. Alguns, porém, se revoltam e, por isso, são banidos da Terra. O agente Rick Deckard (Harrison Ford) é um dos responsáveis por caçar e eliminar a ameaça, mas descobre muito mais durante suas investigações. Disponível no HBO Max.


A Rede Social

Ano: 2010

Direção: David Fincher

A Rede Social" ganha seu primeiro pôster nacional. - Cinema10

O filme narra o surgimento do Facebook e as várias polêmicas e inimizades colecionadas por seu criador, Mark Zuckerberg. O longa é particularmente interessante para refletirmos o poder de uma ideia inovadora e o impacto que ela pode causar no mundo. Disponível no Star+ e no HBO Max.


Privacidade Hackeada

Ano: 2019

Direção: Karim Amer e Jehane Noujaim

JP3 Indica: “Privacidade Hackeada”, documentário na Netflix – Jornal Prédio  3 — JP3

Depois de ver a criação do Facebook em “A Rede Social”, que tal descobrir mais sobre os impactos que ele pode causar na vida das pessoas e sobre a segurança de seus dados na internet? “Privacidade Hackeada” é um documentário sobre o escândalo da Cambridge Analytica nas eleições dos EUA e suas relações com o Facebook. Disponível na Netflix.


O Quinto Poder

Ano: 2013

Direção: Bill Condon

Confira o pôster nacional e novas imagens de “O Quinto Poder” | AToupeira

Ainda sobre vazamento de dados e a segurança da informação, “O Quinto Poder” fala sobre o site Wikileaks, responsável por revelar documentos secretos de empresas e do Governo dos Estados Unidos. No papel do polêmico Julian Assange, temos nova participação de Benedict Cumberbatch. Disponível no Star+.


Ela

Ano: 2013

Direção: Spike Jonze

Ela - 14 de Fevereiro de 2014 | Filmow

E se a Inteligência Artificial atingir um ponto no qual é capaz de criar relações genuínas com o ser humano? Seria possível se apaixonar por um sistema operacional? Esse filme, que tem Joaquim Phoenix no papel principal e a voz de Scarlet Johansson como a assistente de voz Samantha, traz questionamentos interessantes sobre a solidão e sobre a forma como lidamos com a tecnologia. Disponível no Star+.


Ex Machina

Ano: 2015

Direção: Alex Garland

Ex-Machina-poster - NoSet

Ainda falando sobre o futuro da Inteligência Artificial e os limites que ela pode alcançar, temos “Ex Machina”. O filme mostra um excêntrico e genial milionário, que criou um robô perfeito em imitar a aparência humana e que poderia, inclusive, concluir o famoso Teste de Turing – ou seja, se passar por uma pessoa real. Disponível na Netflix e na Amazon Prime Video.


Steve Jobs – O Homem e as Máquinas

Ano: 2015

Direção: Alex Gibney

Steve Jobs: O Homem e a Máquina - 3 de Fevereiro de 2016 | Filmow

Existem algumas obras de ficção destinadas a contar a história do fundador da Apple, Steve Jobs. Mas que tal assistir a um documentário sobre ele? Essa obra examina a vida pessoal e profissional de Jobs e mostra como ele poderia ser, ao mesmo tempo, genial, corajoso e tirano.  Disponível no Star+ e na Globoplay.


Os estagiários

Ano: 2013

Direção: Shawn Levy

Os Estagiários - 30 de Agosto de 2013 | Filmow

E por que não uma comédia? Melhor ainda se, além de dar boas risadas, você puder imaginar como seria trabalhar no Google, uma das maiores empresas de tecnologia que existem. No filme, dois desempregados resolvem entrar no programa de estágios do Google, onde disputam uma vaga com jovens geniais. Disponível na Amazon Prime Video, na Globoplay e no Star+.


Matrix

Ano: 1999

Direção: Lana Wachowski e Lilly Wachowski

Big Poster Filme Matrix LO02 Tamanho 90x60 cm no Elo7 | Loot OP (F1E783)

Não poderíamos fazer uma lista com filmes sobre tecnologia sem citar “Matrix”, a obra que revolucionou o cinema e trouxe diversas discussões sobre o futuro das máquinas e da realidade simulada. Assista com atenção para perceber todas as nuances filosóficas do roteiro. Disponível no HBO Max.


E aí? Já assistiu algum desses? Conta pra gente nos comentários!